Vitória é o município que mais gerou novos postos de trabalho no Espírito Santo em 2022. Com saldo de 7.692 vagas formais criadas de janeiro a dezembro do ano passado, Vitória é a líder do ranking estadual de geração de empregos.
As informações fazem parte do Novo CAGED – Estatísticas Mensais do Emprego Formal, divulgadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego no último dia 31 de janeiro.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
O saldo da capital representa 17,2% dos 44.815 novos postos de trabalho gerados no Espírito Santo em 2022, e é resultado da diferença entre as 75.516 admissões e os 67.824 desligamentos ocorridos na cidade durante o ano passado.
O resultado foi ainda melhor do que o registrado em 2021, quando Vitória já havia conquistado um saldo positivo de 7.374 novas vagas.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Quando analisado por grupamentos de atividade econômica, o saldo de novos empregos em Vitória, em 2022, distribui-se da seguinte forma: serviços (+5.001), construção (+1.581), comércio (+668), indústria (+459) e agropecuária (-17).
Em relação à faixa etária, o principal destaque na criação de empregos na capital se deu entre os jovens de 18 a 24 anos, com mais 4.350 postos. Já quando observado o grau de instrução, o maior crescimento se deu nas vagas com ensino médio completo (+5.887).
O saldo de novos empregados em Vitória, em 2022, apresentou ainda um recorte de mais 4.507 vagas para os homens e mais 3.185 empregos para as mulheres.
A Prefeitura de Vitória disponibiliza milhares de vagas de oportunidade de trabalhos e de cursos profissionalizantes através do site Vix, que pode ser acessado por meio deste link: Trabalha Vix
Economia
Os resultados mostram o reaquecimento da economia de Vitória, a partir de medidas adotadas em 2021, como a modernização e desburocratização do licenciamento de obras, um processo on-line, que agora permite a aprovação de um empreendimento em até 48h, e a instituição do novo marco regulatório ambiental da cidade.
LA + Simples
A nova legislação ambiental, proposta pela atual gestão de Vitória, possibilitou a preservação e valorização da biodiversidade e, ao mesmo tempo, criou um ecossistema favorável para novos investimentos e para o desenvolvimento econômico da cidade.
Hoje, em Vitória, atividades com reduzido ou impacto ambiental insignificante são dispensadas de licença ambiental. Atualmente, 335 atividades têm dispensa automática do documento.
A Prefeitura lançou, ainda, neste mês, o sistema automatizado “LA + Simples”, que desburocratiza a emissão da Licença Ambiental Simplificada (LAS), um importante avanço para a agilizar a obtenção do documento.
Mais de 5 mil novas empresas em 2022
Entre janeiro e dezembro do ano passado, foram abertas 5.333 novas empresas e 6.549 Microempreendedores Individuais (MEIs).
No mesmo período, o município emitiu 3.165 Alvarás de Funcionamento, 585 alvarás de aprovação de projetos e 104 Certificados de Conclusão de Edificações.
Os esforços para a desburocratização e simplificação das regras e procedimentos urbanísticos e ambientais têm criado um ambiente favorável ao empreendimento e a geração de emprego e renda.