A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES) se destaca pelo seu compromisso com a transparência, cidadania e governança digital
Com iniciativas como o Portal da Transparência, ALES Digital e Revisa Ales, o Parlamento capixaba tem se empenhado em aprimorar seus serviços e garantir a participação da sociedade
De acordo com um ranking da Transparência Internacional Brasil, a ALES ocupa a segunda posição como a casa legislativa mais transparente do país, atrás apenas da Câmara Legislativa do Distrito Federal
O presidente da ALES, deputado Marcelo Santos, tem acompanhado essas iniciativas há seis anos e destaca a digitalização dos processos e a revisão das leis como grandes avanços
Com o projeto ALES Digital, a Assembleia se tornou a primeira Assembleia Digital do país, eliminando o uso de papel. Já o Revisa ALES permitiu que milhares de leis obsoletas fossem eliminadas
No ranking, a ALES obteve a maior nota. Para avaliar, foram consideradas informações sobre receitas e despesas públicas, salários de servidores, licitações, entre outros
O ranking apontou alguns pontos que precisam ser melhorados, como normas para proteção ao denunciante e registros de reuniões com grupos de interesse
Além disso, a ALES se destaca como uma das oito casas legislativas do país que garantem a divulgação de dados em formato aberto, permitindo que sejam reutilizados em outras plataformas
Uma pesquisa realizada neste mês mostrou que 77% estão muito satisfeitos com o atendimento oferecido pela ALES, e mais de 52% votaram excelente a imagem que a ALES transmite
Entre os serviços mais utilizados estão o Procon Assembleia, Posto de Identificação da Polícia Civil, Delegacia do Consumidor e Procuradoria da Mulher, com um alto grau de satisfação
Buscando regulamentar os serviços digitais oferecidos pela Assembleia, a Mesa Diretora publicou o Ato Normativo nº 176/2023, que estabelece diretrizes para o Governo Digital no âmbito da ALES
Esse Ato visa destacar, de forma clara, quais são os serviços digitais disponíveis para o cidadão, como acesso à internet, carta de serviços, acervo documental e a assistente virtual Alesinha
A Diretoria de Transparência e Inovação da ALES tem trabalhado constantemente na melhoria dos serviços digitais e na ampliação da transparência