O candidato à Prefeitura da Serra, Weverson Meireles (PDT), apresentou em seu plano de governo uma algumas de políticas públicas voltadas à população LGBTI+. Com essa iniciativa, o pedetista promete promover inclusão e diversidade no município. Entretanto, essas propostas têm causado polêmicas entre alguns líderes religiosos.
Weverson Meireles apresenta propostas para a população LGBT+ na Serra
Dentro do eixo de direito humanos, políticas públicas para mulheres, cidadania e habitação. Na pagina 52, no pilar de direitos humanos e cidadania. O plano de governo do candidato do PDT, afirma que as políticas de direitos humanos avançaram no Município da Serra com o fortalecimento dos espaços de participação popular como os Conselhos de Direitos, Fóruns e Comitês.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
“A Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania criou o Comitê Intersetorial de Acompanhamento da Política Municipal para Pessoas em Situação de Rua (CIAMPRUA), reativou o Conselho Sobre Drogas (COMSOD) e fortaleceu o Conselho de Direitos Humanos, o Conselho da Juventude e o Fórum LGBTI+.“
Plano de Governo de Weverson Meireles
Ainda de acordo com o plano do candidato, é importante políticas públicas voltadas para esses públicos: “Segundo o IBGE, em nosso município residem 116.519 jovens entre 15 e 29 anos; dez por cento da população se reconhece como LGBTI+; cerca de 400 pessoas estão em situação de rua e, entre elas, pessoas em estado de uso abusivo de álcool e outras drogas; reforçamos as políticas de direitos humanos com base nas notificações nos casos de violência interpessoal/autoprovocada de munícipes de Serra no Sistema de Informação e-SUS VS, totalizando 52,69 notificações por semana.“
Propostas de Weverson Meireles para a comunidade LGBT+
Na página 53, o plano de governo do candidato apresenta três propostas objetivas para a população LGBT+.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
- Criação do Tripé da Cidadania LGBT+: Um programa que inclui a criação do Conselho, um cargo representativo na Gestão Municipal e um Plano Municipal para o público LGBT+.
- Projeto “Esse é Meu Nome”: Campanhas de sensibilização e combate à LGBTfobia, com o objetivo de promover respeito à diversidade sexual e de gênero.
- Colaboração com Organizações LGBT+: Fomentar o diálogo e colaboração com organizações LGBT+ dentro dos territórios para atender às necessidades específicas dessa comunidade.
Com essas propostas, Weverson Meireles mostra compromisso de ouvir e defender a comunidade LGBT+, garantindo que suas necessidades sejam atendidas de forma prática e eficaz na Serra.
Veja a íntegra do plano de governo do candidato do PDT. É o documento registrado na Justiça Eleitoral. (Baixar)
Plano de Governo de Muribeca tem propostas para LGBT+?
No plano de governo do candidato rival, Pablo Muribeca (Republicanos), não há menções diretas a propostas para a comunidade LGBT+, apenas referências à inclusão de todos. “O foco é construir uma cidade que seja referência em qualidade de vida, desenvolvimento sustentável e inclusão social PARA TODOS.“
A coluna Chico Prego do Serra Noticiário continua acompanhando as propostas dos candidatos de perto e trará novas informações assim que possível.
Atualização: Weverson Meireles registra novo plano de governo para a Serra sem o termo LGBT+