Na última quarta-feira (23), moradores do bairro Palmeiras, cidade de Serra, acabaram ficando sem energia elétrica, após a empresa EDP substituir a ligação para a cabeça das luminárias. Ou seja, quebrou todas as ligações clandestinas da rua, mas também deixou os moradores sem o padrão conectado à energia elétrica.
Moradores ficam sem luz no bairro Palmeiras
Jocimar Motorista, uma das lideranças comunitárias do bairro Palmeiras, entrou em contato com a reportagem para relatar o caso. Segundo ele, três famílias ficaram sem conexão de energia elétrica na última quarta-feira. Isso porque, de acordo com Jocimar, essas residências funcionavam com instalação clandestina, vinda das conexões de luminárias das ruas.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Assim, na última quarta-feira, a empresa EDP foi até a rua das Araras para substituir essa ligação para a cabeça das luminárias. Justamente para evitar mais ligações clandestinas. No entanto, Jocimar afirma que todas essas famílias possuem o padrão de instalação da EDP e já fizeram a solicitação de conexão. Mas, até o momento a empresa não fez a instalação dessas residências.
Problema vem se repetindo no bairro Palmeiras
No último dia 27 de julho, o SN trouxe um caso semelhante com uma moradora do mesmo bairro Palmeiras. Logo após perder sua ligação clandestina, a família ficou mais de 15 dias à espera da instalação do padrão de energia elétrica da EDP. Felizmente, a família conseguiu regularizar sua situação com a empresa para reconectarem sua energia elétrica.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Inclusive, o caso ganhou repercussão e chegou ao conhecimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que deu orientações de como agir em casos como esses, onde existe um impasse com a empresa fornecedora de energia, como no caso da Serra, a EDP.
Serra Noticiário divulga denúncia contra a EDP e recebe resposta da ANEEL
Reportagem conversou com a assessoria da EDP
A reportagem entrou em contato com a empresa EDP, relatando o problema desses moradores de Palmeiras, buscando orientações de como essas residências poderiam se regularizar com a empresa. Em nota, a EDP respondeu que:
A EDP informa que realiza a manutenção de seus postes e equipamentos observando todos os procedimentos de segurança, para garantir a qualidade e continuidade do fornecimento de energia elétrica aos consumidores de energia. Dito isso, nesta semana, foi realizada uma manutenção visando a melhoria da rede elétrica no bairro Palmeiras, na Serra. Durante o atendimento, as equipes da concessionária identificaram ligações clandestinas que foram prontamente retiradas.
A empresa esclarece que é imprescindível que o cliente providencie a adequação necessária para que a energia seja ligada. Assim que realizar a quitação de seu débito, o cliente deve entrar em contato com a Distribuidora e solicitar a ligação da energia. O furto de energia é um crime previsto no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro, que dispõe: “Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel: pena de reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa”. Além de ser uma prática perigosa, pode provocar sobrecarga na rede elétrica com prejuízo para a população que sofre com a falta do fornecimento em suas residências e ruas ou, por exemplo, com danos aos equipamentos elétricos e ainda devido à queda na qualidade da energia.
O Serra Noticiário continua acompanhando o caso de perto e trará novas informações assim que possível.