Na última segunda-feira (04), o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou investimentos no Espírito Santo, incluindo o Programa Nacional de Segurança nas Escolas. No entanto, a cidade da Serra, que possui a maior população estudantil em escolas públicas do estado, foi excluída do programa federal.
O programa beneficiou cidades como Linhares, Cariacica e Vila Velha, com um total de R$ 2,874 milhões em recursos federais.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Após a divulgação do caso pelo jornalista Yuri Scardini em sua coluna Mestre Álvaro no Jornal Tempo Novo, houve indignação na comunidade serrana, levantando questionamentos sobre o comprometimento com a segurança escolar na região.
Conforme os dados apresentados pelo jornalista, em 2021, a Serra tinha 71.410 matrículas no ensino fundamental em 132 unidades e 15.407 matrículas no ensino médio em 32 escolas. Portanto, o número total de estudantes na Serra supera a população de Viana.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Prato cheio para oposição
O deputado estadual Pablo Muribeca (Patriota) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES) para repercutir a reportagem sobre a exclusão da Serra no programa “Escola Mais Segura”.
Em um vídeo divulgado em suas redes sociais, o deputado Muribeca denunciou a exclusão da Serra e criticou a falta de gestão do prefeito Sergio Vidigal (PDT). da cidade por não garantir a participação no programa federal. Ele ressaltou que, enquanto outras cidades da Grande Vitória avançam em medidas de segurança escolar, a Serra permanece vulnerável.
Vídeo Instagram:
Muribeca #AçãoUrgente
Uma proposta impulsionada pelo deputado Muribeca, com a hashtag #AçãoUrgente, busca mobilizar a comunidade serrana para exigir ações concretas da prefeitura. Dessa forma, o debate gerado por essa exclusão destaca a necessidade de reflexão sobre o papel das autoridades na garantia da segurança e bem-estar dos cidadãos, especialmente em uma cidade com uma população estudantil tão expressiva.
O que diz a prefeitura da Serra?
A reportagem do Serra Noticiário, prezando pelo jornalismo isento e buscando transparência, procurou a prefeitura da Serra para esclarecer os motivos. Porém, não obtivemos retorno até o momento da publicação. Continuaremos aguardando uma posição.
Editorial: Gestão do prefeito Sergio Vidigal ignora Lei de Acesso à Informação