Com o término do inverno neste sábado (23), o calor característico do verão tem chegado com intensidade, ultrapassando as médias normais no Espírito Santo, segundo o Instituto de Meteorologia MetSul. Está prevista uma onda de calor que pode elevar as temperaturas, atingindo marcas recordes de até 40°C.
Alerta da EDP
Assim a EDP, principal distribuidora de energia elétrica do estado alerta, o aumento das temperaturas influencia diretamente no consumo de energia. Com a maior utilização de aparelhos domésticos, que reflete imediatamente na conta de energia. Por isso, é vital adotar práticas de consumo consciente.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Motivo do calor extremo
A razão para esse aumento de temperatura é a chegada de uma massa de ar quente que permanecerá sobre o Brasil nos próximos dias. Assim, as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste serão as mais afetadas. Diante dessa situação, a EDP orienta seus clientes a manterem um consumo energético racional, otimizando o uso de equipamentos elétricos.
Leia também: Inspeção surpresa da EDP e Polícia Civil descobre furto de energia em esfiharia de Vila Velha
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Vagas limitadas Clique aqui!
O calor extremo faz com que aparelhos como ar-condicionado, ventiladores, geladeiras e freezers sejam mais utilizados. Isso, naturalmente, resulta em um aumento na fatura de energia. Mesmo sem alterações nos padrões de uso, esses dispositivos necessitam de mais energia para manter seu desempenho sob altas temperaturas.
Conforme Adilson Herzog, gestor da EDP, “No calor, aparelhos como geladeira, freezer e ar-condicionado demandam mais energia para expulsar o calor e manter a temperatura interna programada”. Ele esclarece que as mudanças nos hábitos de consumo, como o maior uso de ventiladores e ar-condicionado, o consumo de mais água gelada e a realização de mais lavagens de roupas e banhos, impactam diretamente no consumo de energia elétrica.
Reflexões sobre o consumo
É crucial que os clientes monitorem suas contas de luz regularmente. “Na conta de energia, no campo de ‘Histórico de Faturamento’, é possível comparar o consumo mensal e o valor dos últimos 12 meses, refletindo sobre os hábitos de consumo da família. Lembre-se sempre de comparar o consumo dos mesmos meses, por exemplo: Set/2022 x Set/2023, para uma avaliação precisa”, destaca o gestor da EDP.
Dicas da EDP para o uso consciente de energia
- Ventilação: Prefira ventiladores em dias mais amenos; são mais econômicos. O ar-condicionado deve ser programado para desligar automaticamente e ajustado para 23°C ou mais.
- Iluminação: Utilize luz natural sempre que possível e desligue as luzes ao sair de um ambiente.
- Eletrodomésticos: Não deixe TV e outros dispositivos ligados sem necessidade. Desligue os equipamentos da tomada quando não estiverem em uso.
- Geladeira: Organize seu uso para diminuir o tempo de porta aberta e mantenha-a afastada de fontes de calor como fogões.
- Lavagem e Passagem de Roupas: Acumule uma quantidade significativa de roupas antes de usar a máquina de lavar ou o ferro de passar.
Seguindo estas práticas, os consumidores podem enfrentar esta onda de calor extremo evitando surpresas desagradáveis nas contas de energia elétrica.