O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran ES) divulgou, nesta segunda-feira (09), a lista de suplentes para a 2ª fase do CNH Social 2023. A iniciativa visa preencher mais de mil vagas que ficaram disponíveis após a desclassificação de candidatos que não cumpriram os prazos estabelecidos. A lista está disponível no site oficial do Detran ES, e os selecionados têm até o dia 23 de outubro para efetuar a matrícula.
Detalhes da convocação CNH Social 2023
Conforme apurado pela reportagem do Serra Noticiário, a chamada única de suplentes tem como objetivo preencher as vagas remanescentes do programa CNH Social 2023. Dessa forma, esta etapa de matrículas é exclusiva para os candidatos que constam na lista de suplentes da segunda fase do programa.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Como realizar a matrícula
Os candidatos selecionados devem acessar a aba “CNH Social” no site do Detran ES e preencher o formulário de matrícula. Entretanto, após essa etapa, o candidato deve se dirigir à autoescola indicada para iniciar o processo de habilitação.
Prazos Importantes
- Matrícula Online: 15 dias a partir da divulgação da lista.
- Visita à Autoescola: Mais 15 dias após a matrícula online para iniciar o processo de habilitação.
- Coleta Biométrica e Exames: 30 dias para realizar a coleta biométrica e os exames médicos e psicológicos.
Exames Específicos CNH Social 2023
Candidatos que optarem pelas categorias D e E deverão também realizar o Exame Toxicológico em laboratórios credenciados.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
O Detran ES ressalta que não entra em contato com os candidatos para informar sobre a seleção. É de inteira responsabilidade do interessado acompanhar as atualizações nos canais oficiais e respeitar os prazos estabelecidos.
A princípio, o processo de habilitação tem validade de 12 meses. Desse modo, caso o candidato não respeite os prazos, será considerado desistente e ficará impedido de participar dos futuros editais do Programa CNH Social por três anos.
O programa CNH Social 2023 ofereceu 7 mil vagas, divididas em duas fases, para pessoas de baixa renda. As categorias disponíveis são A (moto) e B (carro) para primeira habilitação; Adição de Categoria A ou B; e Mudança de Categoria D ou E. Portanto, a seleção foi feita eletronicamente, com base em critérios como menor renda per capita e maior número de componentes no grupo familiar.