Na noite da última quarta-feira (18), por volta das 20h, uma situação tensa se desenrolou na UPA de Castelândia, envolvendo o deputado estadual Pablo Muribeca durante tentativa de fiscalização e agentes da Guarda Municipal da Serra sob comando do prefeito Sergio Vidigal (PDT). Trechos do episódio foi registrado em vídeos por uma paciente que estava no local.
Testemunha ocular: a visão de uma paciente
Em um relato exclusivo de uma paciente ao Serra Noticiário, uma estudante de 26 anos, que optou por manter sua identidade em anonimato, descreveu a atmosfera tensa que se formou na UPA de Castelândia.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Segundo ela, a população presente estava majoritariamente a favor do deputado Pablo Muribeca, por ser um dos poucos políticos engajados em questões de saúde e educação. No vídeo, ela narra que o parlamentar foi agredido.
“A situação foi triste de presenciar. Pablo estava lá, lutando, querendo fiscalizar, e foi barrado. Isso é reflexo da gestão do prefeito, que não oferece condições adequadas aos profissionais de saúde. Os guardas, com um ar de deboche, deixaram claro que não atenderiam ninguém com pulseira verde enquanto o deputado estivesse lá. Foi uma cena lamentável, e a população não ficou calada. Quando os guardas agrediram Pablo, as pessoas começaram a cantar ‘parabéns’ para eles, de forma irônica, porque foi um ato ridículo“, contou a estudante.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Post Instagram Pablo Muribeca:
Deputado Pablo Muribeca rapidamente se manifestou nas redes sociais, alegando que a Guarda da Serra o agrediu “a mando do prefeito Sergio Vidigal”. No entanto, ele ainda não detalhou as supostas agressões.
O prefeito, vale lembrar, já move uma ação judicial contra o deputado, tentando impedir fiscalizações do deputado Muribeca, conforme noticiado com exclusividade pelo Serra Noticiário.
O que diz a Guarda da Serra?
A reportagem do Serra Noticiário procurou a Prefeitura da Serra, a Guarda Municipal e o Sindicato dos Servidores das Guardas Civis Municipais e dos Agentes Municipais de Trânsito do Estado do Espírito Santo (SIGMATES), para qualquer comentar o incidente e eventuais agressões ao deputado estadual.
Porém, até o momento da publicação desta reportagem, apenas o Sindicato dos Guardas (SIGMATES) retornou o nosso contato, fornecendo informações oficiais da Guarda da Serra sobre o caso polêmico. Segue a nota na íntegra:
“Conforme informações levantadas até o momento, a Guarda Civil Municipal recebeu um chamado da UPA CASTELÂNDIA e lá encontrou o Deputado Estadual Pablo Muribeca querendo adentrar em área restrita da unidade. Nós foi que, que em nenhum momento houve qualquer tipo de ação ilegal em relação a qualquer pessoa presente por parte da Guarda. Todo momento foi acompanhado de testemunhas e filmagens locais. Até o presente momento a GCMS não foi comunicada sobre eventual conduta irregular relativa ao caso em questão.“
Diretor de comunicação
SIGMATES
Prefeitura da Serra mantém boicote ao jornal SN
É importante lembrar que a Prefeitura da Serra mantém um vergonhoso boicote ao idôneo veículo de comunicação de grande circulação na cidade, Serra Noticiário. Conforme já noticiamos em um editorial sobre o assunto.
Editorial: Gestão do prefeito Sergio Vidigal ignora Lei de Acesso à Informação
O incidente na UPA de Castelândia é mais um capítulo nas controvérsias que envolvem a política local e a gestão da saúde pública na Serra. O Serra Noticiário continuará acompanhando este caso e trará novas atualizações assim que disponíveis.
Vídeo Instagram SN:
Episódios relacionados a denúncias de uso político da Guarda da Serra durante gestão Sergio Vidigal:
Vereador Darcy Junior denuncia suposto uso político da Guarda da Serra para impedir fiscalizações
Exclusivo: Agentes da GCM revoltados denunciam mal uso e até político do sistema Olho Vivo
Vídeos: Vereadores repercutem denúncias envolvendo uso político da Guarda da Serra
Vídeo Parte#1: Agentes denunciam o uso político da Guarda da Serra pela gestão de Sérgio Vidigal
Mais uma denúncia de uso político da Guarda da Serra: “meu chefe é o prefeito”