Na última terça-feira (28), a Prefeitura da Serra celebrou o primeiro ano de operação da Central de Controle Operacional de Videomonitoramento (CCOV). Situada no Pró-Cidadão, em Jacaraípe, o centro é operado por agentes municipais de segurança e trânsito.
De acordo com as informações repassadas pela Prefeitura, o CCOV conta com 210 câmeras, distribuídas estrategicamente pela cidade, garantindo vigilância 24 horas por dia. Dessa forma, equipada com câmeras de alta definição e o sistema LPR (sistema de reconhecimento de placas de veículos), a central tem acesso a placas com restrições judiciais. Integra também uma rede de rádio comunicação robusta, complementada pelas notórias “câmeras tagarelas”.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
A princípio, a CCOV se beneficia da colaboração com programas como o Alerta Brasil e o Sistema Integrado de Inteligência da Segurança Pública (SISP-ES). Parcerias estendem-se ao site do Detran NET, fortalecendo ainda mais a rede de vigilância e resposta rápida.
Olho Vivo: novo sistema de videomonitoramento da Serra é o mais moderno do ES
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Iniciativas inovadoras, como “Educação em Alerta” e “De Olho no Cidadão”, emergiram da central de videomonitoramento. “Educação em Alerta” foca na segurança escolar, implementando 80 botões de alerta e promovendo mais de 747 interações proativas.
“De Olho no Cidadão” se dedica a engajar os cidadãos, amplificando a sensação de segurança e paz nas áreas focais, particularmente durante os horários de pico. O programa tem orgulho de mais de 1.024 interações realizadas, reforçando a presença comunitária através da tecnologia.
Ainda de acordo com informações da Prefeitura da Serra, o CCOV conquistou números importantes no combate contra o crime e irregularidades na cidade. Desde a implementação da central, o número de veículos recuperados aumentou 36% e reduziu as taxas de roubos e furtos de veículos em 12,5%.
Além disso, a Prefeitura destacou que a central foi um instrumento chave, fornecendo 47 imagens cruciais para investigações de crimes e acidentes de trânsito.