Na última sexta-feira (10), o deputado estadual Pablo Muribeca (sem partido) apresentou um projeto indicativo na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, que visa homenagear um dos mais influentes empresários do estado.
A proposta sugere que a nova rodovia do Contorno Mestre Álvaro, prevista para inauguração em dezembro de 2023, receba o nome de Sérgio Rogério de Castro, renomado empresário e ex-senador capixaba, se tornando Contorno Mestre Álvaro Sérgio Rogério de Castro;
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Muribeca propõe homenagem póstuma ao empresário Sérgio de Castro
Sérgio Rogério de Castro, que faleceu recentemente em 31 de outubro de 2023 aos 81 anos, deixou um legado significativo no desenvolvimento industrial e econômico do estado. Formado em Engenharia Mecânica e pós-graduado em Engenharia Econômica pela UFRJ, Castro foi um pioneiro na instalação de indústrias na Serra. Inclusive, sendo responsável pela fundação da FIBRASA no bairro CIVIT I, uma empresa familiar com mais de meio século de história.
Além de sua contribuição no setor industrial, Castro também teve uma carreira política notável. Isso porque, chegou a ocupar o cargo de senador da república pelo Espírito Santo entre 2017 e 2018. Além disso, o empresário presidiu o FINDES entre 1989 e 1992, da qual se tornou Presidente Emérito e representante capixaba na Confederação Nacional das Indústrias.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Dentre seus legados, Sérgio de Castre se destacou por sua gestão moderna e integradora e por seu papel fundamental na promoção do associativismo. Uma vez que, foi um dos fundadores da Associação dos Empresários da Serra (ASES).
Proposta deve passar por aprovação na ALES e na bancada federal
Dessa forma, a proposta passando por aprovação na ALES, deve seguir para a Bancada Federal Capixaba. Já que, a obra é de responsabilidade do Governo Federal. O deputado federal Josias Mário da Vitória (PP), coordenador da bancada, já foi informado sobre a indicação e demonstrou apoio à ideia. A proposta não prevê a exclusão do nome Mestre Álvaro, mas sim a junção dos dois, se tornando Contorno Mestre Álvaro Sérgio Rogério de Castro.
Sendo assim, a iniciativa de Muribeca ressalta o impacto duradouro de Sérgio Rogério de Castro no Espírito Santo. De modo que, a nomeação da rodovia em sua homenagem seria um tributo apropriado a um cidadão que dedicou sua vida ao progresso do estado.
O Serra Noticiário entrou em contato com Leo de Castro, filho de Sérgio de Castro para questionar a visão da família sobre essa possível homenagem. Obtivemos resposta a seguinte nota. Segue na íntegra:
“A história de Sergio Rogério de Castro confunde-se com a história da industrialização da Serra. Sergio foi o 1º industrial que acreditou no CIVIT, trouxe para a Serra a FIBRASA, em 1972. Sempre engajou-se pelo desenvolvimento equilibrado e sustentável do município. Fundou em 1977 a ASES, Associação dos Emotesaros da Serra, que muito contribuiu para dinamizar a economia da Serra.
Foi Presidente da Federação das Indústrias do ES – FINDES, Senador da República, tendo sempre advogado pela melhoria da infraestrutura e da qualidade de vida na Serra.
Era um entusiasta da obra do Contorno do Mestre Álvaro. Visitou algumas vezes a obra, tinha a consciência da mudança que esta obra traria para o município que escolheu para desenvolver toda sua história empresarial. Ser lembrado como um dos potenciais nomes a ser dado a essa importantíssima obra já nos orgulha muito.“