A Prefeitura da Serra anunciou nesta terça-feira (28) uma importante medida de segurança para suas escolas municipais: a introdução de botões de pânico em todas as 144 instituições educacionais da rede.
Esta implementação, prevista para ocorrer no retorno às aulas em fevereiro de 2024, tem como objetivo principal aumentar a segurança de alunos e professores. Em maio deste ano, a Prefeitura da Serra começou a implementação e testes do sistema em algumas escolas.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
O plano inclui a instalação do dispositivo em 76 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), 68 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) e no edifício administrativo da Secretaria de Educação (SEDU) localizado em Serra Sede.
Como funciona o botão do pânico
O funcionamento do botão do pânico é simples, mas eficaz. Sendo assim, quando um funcionário aciona o botão, o dispositivo imediatamente transmite um sinal de socorro. A Central de Videomonitoramento da Guarda da Serra, então, recebe o sinal e repassa o alerta para as viaturas da GCM através de smartphones, incluindo a localização precisa da ocorrência.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Além disso, o aparelho começa a capturar, transmitir e gravar o áudio do local, permitindo que os operadores da central ouçam em tempo real o que está acontecendo.
Assim, a equipe mais próxima se desloca rapidamente para a escola. E os agentes ainda terão a noção completa do que está acontecendo no local da ocorrência.
Tecnologia do dispositivo
Conforme informações da prefeitura, esta tecnologia, desenvolvida pelo INTP S/A desde 2013, já se mostrou eficaz em outras aplicações de prevenções e combate à violência.
O dispositivo é usado em fiscalização das medidas protetivas de urgência para mulheres vítimas de violência doméstica em diversos municípios brasileiros. A entrega dos dispositivos será realizada pela SEDU após um período de treinamento e adaptação dos profissionais da educação.
As escolas municipais da Serra já contam com outras medidas de segurança, como visitas tranquilizadoras da Guarda da Serra e um sistema de videomonitoramento. Os profissionais da portaria e a equipe pedagógica de cada instituição controlam a entrada e saída dos estudantes.
Botão de Pânico: prefeitura passar testar os dispositivos nas escolas municipais da Serra