Na noite da última quarta-feira (29), um confronto entre a Polícia Militar do Espírito Santo e traficantes no bairro da Penha, em Vitória, resultou na prisão de um dos homens mais procurados do estado.
Patrulhamento tático da Polícia Militar
Conforme as equipes da Polícia Militar que participaram da ação, a prisão ocorreu por volta das 22h, durante um patrulhamento tático a pé no bairro Penha, visando combater e inibir o tráfico de drogas.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Quando os militares chegaram na parte alta das escadarias Santino Bruschi, um ponto conhecido pela presença de indivíduos armados e comércio de drogas, os militares avistaram um grupo de aproximadamente dez homens armados e carregando sacolas. Conforme a equipe da PM, ao perceberem a presença policial, o grupo abriu fogo, iniciando um tiroteio.
Perseguição e Apreensões
Durante o tiroteio, os sujeitos então, fugiram, entrando nos becos do bairro. Dessa forma, os militares se dividiram para perseguir os criminosos. Em um dos becos, as equipes encontraram duas pistolas calibre 9mm, carregadores alongados e diversas cápsulas de vários calibres no chão.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
A casa caiu
Avançando na perseguição, os policiais avistaram um homem mancando supostamente ferido entrando em uma casa para se esconder. Ao entrar na residência, com autorização da proprietária, encontraram o homem baleado no chão, junto a carregadores, celulares e drogas.
Os militares levaram o sujeito para o Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), onde recebeu atendimento médico. Posteriormente, foi encaminhado para a Delegacia Regional de Vitória.
5º da lista dos mais procurados do estado
A Polícia Civil então identificou o homem baleado como Marcos Vinícios Guimarães, de 26 anos, vulgo “Escaboca”. Considerado um dos principais gerentes de tráfico de drogas do bairro Da Penha e filiado ao Primeiro Comando de Vitória (PCV), ele estava envolvido em ataques à facção rival Terceiro Comando Puro (TCP) no bairro Tabuazeiro (Morro do Macaco). Ele era o 5º homem mais procurado do estado do Espírito Santo, com mandado de prisão por tráfico de drogas. Ainda de acordo com a Polícia Civil Marcos era foragido do sistema prisional, tendo fugido em 2021 após serrar as grades da cadeia.
Militares na área
Enquanto outra equipe da Polícia Militar continuava no bairro, encontraram em uma mata e apreenderam dois fuzis calibre 5,56, três pistolas, sete carregadores e 200 munições de fuzil, todo material foi levado para a Delegacia Regional de Vitória.
Mais uma importante prisão
Por fim, cerca de meia hora depois da primeira troca de tiros, outro confronto ocorreu, dessa vez resultando na prisão de um sujeito de 28 anos, responsável pelo recolhimento do dinheiro do tráfico. Os militares encontraram com o sujeito uma pistola e R$ 54.227,00 em espécie. A equipe o prendeu e o levaram junto com os matériais apreendidos para a Delegacia Regional de Vitória.