Na tarde desta quinta-feira (15), a reportagem do Serra Noticiário recebeu uma reclamação vinda de uma moradora do bairro Nova Carapina I, que estava na UPA de Serra-sede, e presenciou a superlotação da unidade. Esta é a terceira reclamação que a nossa reportagem recebe de superlotação em UPAs da Serra em menos de 7 dias.
Superlotação na UPA de Serra-sede
Assim como ocorreu nas UPA’s de Carapina e Castelândia, o problema se repete. A mulher que entrou em contato conosco relatou que chegou às 13h na UPA de Serra-sede, acompanhando seu genro que buscava por atendimento. Perto das 15h da tarde, ela reclamou que nem sequer chamaram seu genro para fazer a classificação. Além disso, ela ainda alegou que havia pessoas que estavam desde 8h manhã à espera por atendimento.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Em seguida, por volta das 17h desta quinta-feira, retornamos o contato para colher mais informações. Para a nossa surpresa, a mulher nos respondeu que seu genro ainda estava no aguardo por atendimento.
Segundo ela, a UPA de Serra-sede não estava com médicos suficientes para atender à demanda de pacientes dessa unidade. Por meio de fotos e imagens que ela compartilhou conosco, é possível ver a sala de espera completamente lotada.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Vídeo Youtube SN:
UPAs da Serra sofrem com superlotação
No dia 8 de fevereiro, o Serra Noticiário já trouxe uma denúncia sobre a superlotação na UPA de Carapina. Nessa ocasião, uma paciente chegou até a deitar no chão para esperar atendimento. Em seguida, dois dias depois, foi a vez da UPA de Castelândia, que contava com pacientes deitados fora da unidade enquanto o atendimento não vinha. Agora, o caso se repete, na última UPA restante, a de Serra-sede.
Sendo assim, essa sequência de reclamações mostra que não se trata de um problema de apenas uma dessas unidades, mas sim uma situação que acomete a saúde de todo o município. Uma vez que, a Serra conta com três UPAs, e como mostramos em nossas reportagens, todas passam pelo mesmo problema.
Pacientes denunciam superlotação para atendimento de adultos na UPA de Carapina
Vídeo: Pacientes também denunciam sofrimento e superlotação na UPA de Castelândia
Reportagem entrou em contato com a Prefeitura da Serra
Assim como nos casos anteriores, a reportagem do SN entrou em contato com a Prefeitura da Serra, junto à Secretaria de Saúde para relatar os problemas e reclamações que recebemos da UPA de Serra-sede. Em nota, questionamos se as autoridades estavam a par desse problema e quais medidas de urgência para solucionar esse caso. No entanto, até o momento desta publicação, não obtivemos respostas. O Serra Noticiário continua no aguardo de uma resposta da prefeitura.