Nos últimos meses de temperaturas altas em todo o país, o calor excessivo nas salas de aula da EMEF Dom José Mauro Pereira Bastos, em Morada de Laranjeiras, cidade de Serra, tornou-se um problema sério para alunos e responsáveis. Assim despertando preocupações de saúde e estrutura para esses estudantes.
Pais e alunos pedem ajuda para instalar ar-condicionado em escola da Serra
A reportagem entrou em contato com uma avó de aluna dessa escola, com relatos até de internações para hidratação após sofrer com o calor intenso dentro da sala de aula. Dessa forma, pais e responsáveis pressionaram a escola pela instalação de aparelhos de ar-condicionado.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
No entanto, para que as salas pudessem contar com esses aparelhos, seria necessária uma subestação da EDP para fornecer energia suficiente para toda a escola. Além disso, seria necessário a reforma na instalação elétrica dessa escola, que por ser antiga, não suportaria a carga dos aparelhos.
Diante da situação alarmante, a avó dessa aluna, preocupada com toda essa apatia tanto da EDP quanto da prefeitura, recorreu ao deputado estadual Pablo Muribeca (Republicanos), buscando apoio para resolver a questão da climatização nas escolas afetadas.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Sendo assim, a iniciativa dessa avó de aluna junto ao deputado resultou em uma reunião entre representantes da EDP, a diretoria da escola, a Secretaria de Educação da Serra (SEDU), segurança, pais e Pablo Muribeca. Dessa forma, encontro buscou soluções para o calor insuportável nas salas.
Com isso, o esforço conjunto para a resolução do problema teve resultados positivos. Isso porque, na última quarta-feira (13), a reportagem teve acesso a uma notificação da própria direção do colégio, informando que a EDP se comprometeu a instalar para a EMEF Dom José Mauro Pereira Bastos até o próximo dia 22 de março.
Confira a mensagem abaixo que os pais e responsáveis receberam da direção:
“Senhores pais ou Responsáveis:
Bom dia!
Informo a esta comunidade escolar que recebi agora cedo, da secretária Luciana Galdino, a informação que a EDP deu o prazo para conclusão da instalação da subestação, para o dia 22/03/2024.
Att: Adriana Teodoro Pereira
Diretora Escolar”
Prefeitura da Serra precisa realizar a reforma na instalação elétrica da escola
Contudo, para que os aparelhos de ar-condicionado possam funcionar nas salas de aula, é necessário também a ação da Prefeitura da Serra. Em conversa com a avó de uma aluna que encabeçou esse movimento, questionamos se havia um prazo para que a escola também cumprisse sua parte de reformar a instalação elétrica.
De acordo com a avó, ela entrou em contato com a diretora, que teria afirmado a promessa de ações rápidas já nos próximos dias. Uma vez que, mesmo com a subestação da EDP pronta, o trabalho ainda depende da velocidade da SEDU nesse quesito.
“Ela não me deu uma estimativa de data de um tempo, mas vai ser rápido. Eu falei com ela, se a coisa não andar breve, pelo menos eu ver um resultado em 20 dias, eu vou direto ao doutor Sérgio (Vidigal). Se eu não for ao doutor Sérgio não resolver, aí eu vou para outras situações maiores, tipo MP, porque a EDP eu já chamei lá, foi resolvida. E o deputado ajudou.
Agora também não vão poder cruzar o braço e ficar esperando a boa vontade do resolver isso, porque senão vai demorar. Então, se quiser botar isso lá, você pode botar, não me importa não, está bom? Pode botar. Se for preciso do MP, eu vou recorrer.”
Reportagem entrou em contato com a Prefeitura da Serra
Diante da urgência em solucionar esse caso e do prazo da EDP para instalar a Subestação, a reportagem entrou em contato com a Prefeitura da Serra. Em nota, questionamos se havia um prazo para que se resolvesse os problemas de instalação elétrica da escola. No entanto, até o momento desta publicação não obtivemos respostas.
O Serra Noticiário continua no aguardo de uma resposta da prefeitura e trará mais informações assim que possível.