Nos momentos finais da janela partidária, municípios por todo o Brasil experimentam nos bastidores políticos uma movimentação intensa, semelhante às transferências milionárias do mundo do futebol. De acordo com o site do TSE, os pré-candidatos a vereador têm a oportunidade de mudar de time (partido) durante os 30 dias da janela partidária, que começou no dia 7 de março e vai até o dia 5 de abril.
Da mesma forma que no futebol, onde jogadores recebem propostas para trocar de time, os pré-candidatos a vereador começam a receber ofertas para mudar de partido, visando apoiar um determinado candidato a prefeito. Importante registrar que não são todos os candidatos que mudam por causa das “ofertas tentadoras”, e sim, em busca de partidos mais competitivos para conseguir a sua sonhada eleição ou reeleição.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Negociações a mil graus na Serra
Na Serra, a situação é semelhante, com o prazo se esgotando, as negociações para troca de partidos estão a todo vapor.
Conforme divulgado amplamente, há um esforço concentrado para atrair pré-candidatos que apoiam Pablo Muribeca (Republicanos), enquanto os demais grupos políticos, aparentemente, não estão buscando pré-candidatos uns dos outros, apenas da base de apoio de Muribeca, especificamente dos partidos Republicanos e PSD. Nesse cenário de trocas partidárias, foi divulgado que três pré-candidatos já teriam deixado o grupo de Muribeca.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Apuração de bastidor SN
A equipe do Serra Noticiário conversou com outros três pré-candidatos que, preferindo manter o anonimato, revelaram as ofertas que receberam para mudar de lado. Na apuração de bastidor, o primeiro entrevistado revelou que recebeu uma proposta de 60.000 reais em dinheiro vivo para mudar de partido.
A segunda fonte revelou que inicialmente recebeu uma oferta de cinco dígitos e, após recusá-la, nos últimos dias, recebeu uma nova proposta com um valor impressionante de seis dígitos. No entanto, segundo ele, nenhum valor em dinheiro corromperá sua palavra.
O terceiro pré-candidato ouvido pela reportagem contou que, além da tradicional oferta em dinheiro, recebeu propostas de cargos comissionados de alto valor, mas não especificou quais ou onde seriam esses cargos.
Um dos entrevistados revelou que gravou as ofertas de recebimento de dinheiro para trocar de partido e prometeu enviar todas as provas ao Ministério Público, com o objetivo de investigar a procedência desse dinheiro ofertado.