O PSOL Serra iniciou um abaixo-assinado exigindo a revogação do aumento de 92% nos subsídios dos vereadores para o próximo mandato (2025 a 2028), aprovado em 10 de maio de 2023. Com o reajuste, os subsídios passarão dos atuais R$ 9.208,33 para R$ 17.681,99, gerando um impacto anual de quase 2,5 milhões de reais aos cofres públicos.
Os autores do projeto de lei nº 167/2023 foram os vereadores Jefinho do Balneário (Podemos) e Wellington Alemão (Rede). Após a aprovação no poder legislativo, cabia ao prefeito Sergio Vidigal (PDT) sancionar ou vetar o aumento, mas ele “lavou as mãos” e o projeto voltou para a Câmara da Serra, sendo promulgado pelo presidente Saulinho (PDT) no dia 6 de julho.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Veja quais os vereadores foram a favor do aumento:
- Sergio Peixoto (PDT)
- Elcimara Loureiro (PT)
- Jefinho do Balneário (Podemos)
- Ericson Duarte (Rede)
- Rodrigo Caçulo (Republicanos)
- Fred (PDT)
- Cleber Serrinha (MDB)
- Igor Elson (PL)
- Wellington Alemão (Rede)
- Darcy Júnior (Republicanos)
- Dr. Willian Miranda (União)
- Rodrigo Caldeira (Republicanos)
PSOL Serra pede apoio popular contra aumento
Thiago Peixoto, presidente do PSOL Serra, criticou duramente a medida: “Não podemos tolerar essa farra com nosso dinheiro. É hora de acabar com os privilégios dos políticos e vincular o aumento de salário dos vereadores ao dos servidores públicos municipais.” disse o presidente municipal do partido.
Exigimos veementemente a revogação imediata desse aumento imoral, aprovado através da Lei 5.755/2023. Como cidadãos e cidadãs, não podemos tolerar essa farra com nosso dinheiro. É hora de acabar com os privilégios dos políticos e garantir que o aumento de salário dos vereadores esteja vinculado ao aumento dos salários dos servidores públicos municipais.
PSOL Serra
Conforme a nota do partido, o abaixo-assinado também pede ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas que investiguem a legalidade do aumento, que foi aprovado em uma votação de apenas dois minutos. Na mesma semana da votação, os servidores municipais receberam um reajuste de apenas 5,4%, evidenciando a discrepância entre os reajustes concedidos.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
No momento da publicação desta matéria, o abaixo-assinado já possui 150 assinaturas. Os interessados em apoiar a iniciativa podem assinar a petição no link: juntos.org.br/serracontraaumento