Durante a sessão ordinária na Câmara Municipal da Serra (CMS), nesta última quarta-feira (16), vereadores aliados do ex-prefeito Audifax Barcelos (PP), impediram a aprovação de um projeto de permuta apresentado pelo prefeito Sérgio Vidigal (PDT), que tinha como objetivo melhorar o sistema viário dos bairros Taquara e Colina de Laranjeiras. Os vereadores aliados do deputado Pablo Muribeca (Republicanos) não estavam presentes.
Briga política na Serra é antiga
Quem acompanha os bastidores da política da Serra na última década conhece os inúmeros episódios em que grupos de oposição articulam a derrubada de iniciativas, sejam elas boas ou ruins, dos prefeitos. Esse fenômeno ocorre em toda a República do Brasil, em todas as suas esferas de poder. Entretanto, na Serra, isso ocorre com maior intensidade.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Um exemplo disso ocorreu em 2018, quando os vereadores da base do então prefeito Audifax Barcelos teve que aprovar um empréstimo de 230 milhões de reais no Centro de Convivência para Idosos de Serra sede. O grupo de oposição tinha controle da mesa presidência, que na época tinha laços com Sérgio Vidigal, impediu a realização da sessão extraordinária dentro do plenário da câmara. Assim, o grupo da situação decidiu improvisar a votação do empréstimo para não “prejudicar” a cidade.
Briga política sem fim
Agora, em 2024, a situação se inverteu. O grupo ligado ao ex-prefeito Audifax articulou a derrubada da iniciativa do prefeito Vidigal. Para aprovação era necessário 2/3 dos votos, no caso 16 votos, mas somente 13 votaram a favor, os quatro vereadores aliados de Audifax votaram contra.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Segundo a justificativa PL 84/2024 do poder executivo, o projeto autorizava a permuta de áreas públicas do município com uma área privada, com o objetivo de reestruturar o sistema viário do bairro Colina de Laranjeiras e áreas adjacentes, melhorando a circulação de pedestres, bicicletas e veículos.
Principais pontos da justificativa do projeto:
- Melhoria da acessibilidade em Taquara I: As vias são estreitas, dificultando a passagem de veículos grandes, como caminhões de lixo e de mudanças.
- Geometria do cruzamento: A geometria do cruzamento da Avenida Braúna com a Rua Pinho gera muitos acidentes.
- Terrenos vazios: A área entre as ruas José da C. Muniz, Hermann Stern, Pinho, Garibu, Angico e a Avenida Braúna está praticamente vazia, facilitando adequações para a melhoria do sistema viário.
E os aliados de Muribeca?
Os três vereadores do partido Republicanos, aliados do pré-candidato Pablo Muribeca, não estavam presentes durante a sessão. Um dos vereadores, conversou com a coluna, relatou que não sabia que o projeto seria votado.
Guerra de narrativa
Os vereadores aliados de Audifax argumentaram que a iniciativa de Vidigal era eleitoreira e com pouca transparência. O projeto foi protocolado no dia 27 de março.
Entretanto, o vereador líder do prefeito, Sergio Peixoto (PDT), visivelmente frustrado com a derrubada, afirmou que três dos quatro vereadores aliados de Audifax – Anderson Muniz (Agir), Alex Bulhões e Prof. Artur, ambos do (PP) – haviam combinado, na frente das lideranças comunitárias, que votariam a favor. Segundo o líder do prefeito, eles não honraram a palavra empenhada.
Falha na articulação
Considerando minha experiência nos bastidores da Câmara da Serra, os vereadores do prefeito foram ingênuos em confiar na oposição composta pelos aliados de Audifax. Deveriam ter trabalhado por uma margem de votos maior, envolvendo outros vereadores de oposição e até mesmo os próprios vereadores da base que faltaram. Os aliados de Audifax aproveitaram desta falha. Prova disso é que eles votaram a favor do regime especial de urgência, mas na hora de votar no projeto, o rejeitaram.
Essa manobra causou revolta na galeria da casa de leis, composta por líderes comunitários dos bairros que seriam beneficiados com o projeto. Eles acabaram sentindo o gosto amargo da “guerra política” que se arrasta há 16 anos dentro da cidade.
Veja a sessão na íntegra e tire suas próprias conclusões.
Vídeo Youtube CMS:
Coluna #ChicoPrego é um espaço de análises e opiniões sobre a cidade da Serra.