Nesta segunda-feira (24), a Secretaria de Turismo do Estado do Espírito Santo (SETUR) anunciou o retorno da cidade da Serra ao Mapa do Turismo Capixaba de 2024. Além da Serra, as cidades de Linhares, São Gabriel da Palha e Piúma também voltaram a compor a lista. Com isso, o Espírito Santo passa a ter 65 municípios no Mapa do Turismo 2024.
Repercussão da Ausência da Serra
No início de maio, a ausência da Serra no Mapa do Turismo Capixaba, sendo a única cidade da região metropolitana a ficar de fora, gerou reações no debate público da cidade. O assunto repercutiu na Câmara Municipal da Serra (CMS), onde o vereador Darcy Junior (Republicanos) afirmou que a exclusão da Serra se deu por falta de gestão.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
O vereador Professor Artur (PP) também lamentou o fato nas redes sociais, destacando que a Serra possui um litoral extenso, belas praias, uma história rica e vários pontos turísticos, e que deveria estar no Mapa do Turismo Capixaba em 2024.
A ausência da Serra também foi mencionada na Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo (ALES) pelo deputado estadual Pablo Muribeca (Republicanos), que lamentou a exclusão e relembrou a reforma tributária que pode impactar as receitas da cidade. O deputado pediu ao governo do estado que reconsiderasse a inclusão da Serra no Mapa do Turismo Capixaba.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Vídeo Youtube SN:
Retorno da Serra ao Mapa do Turismo Capixaba
O retorno dessas cidades foi possível após a comprovação do cumprimento das exigências relacionadas ao Conselho Municipal de Turismo e ao Plano de Ação Anual.
O secretário de Estado do Turismo, Philipe Lemos (PDT), comentou sobre a importância dessa conquista:
“O retorno de Linhares, São Gabriel da Palha, Piúma e Serra ao Mapa do Turismo é significativo para o desenvolvimento turístico dessas regiões. Estar no Mapa não apenas confirma uma gestão estruturada voltada para o turismo, mas também abre portas para a participação em diversos projetos e programas da Setur, nas áreas de promoção, infraestrutura e qualificação. Quanto mais municípios estiverem inseridos no Mapa, maior será o desenvolvimento do setor em suas respectivas regiões.”
Philipe Lemos
Secretário de Estado do Turismo do ES
Impacto e importância do Mapa do Turismo
Municípios que ficam fora do Mapa enfrentam obstáculos significativos no acesso a recursos e programas de fomento ao turismo. Entretanto, o Mapa do Turismo, que tem validade de um ano, permanece aberto por tempo indeterminado, permitindo que qualquer município que cumpra os requisitos necessários possa ser incluído, fomentando assim o turismo nacional de maneira abrangente e contínua.