Na noite da última quinta-feira (03), equipes da Força Tática da 14ª Companhia Independente e da equipe K9 do 6º Batalhão da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) realizaram uma importante ação que resultou na prisão de quatro indivíduos envolvidos com tráfico de drogas, com idades entre 19 e 42 anos, além da detenção de uma jovem de 22 anos, no Bairro das Laranjeiras, na região da Grande Jacaraípe, no município da Serra. Durante a ação, os militares apreenderam um fuzil escondido dentro de um fogão de uma residência utilizada como base do tráfico de drogas na região.
De acordo com a Polícia Militar, na área onde foram feitas as prisões, foram encontrados indícios de ligação com a facção criminosa conhecida como PCV (Primeiro Comando de Vitória), e dois dos suspeitos são naturais do estado do Rio de Janeiro.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Denúncias e monitoramentos
Conforme os militares que participaram da ocorrência, a ação teve início após uma denúncia anônima, que indicava a existência de uma casa no bairro utilizada por traficantes. Após receberem a denúncia, as equipes da Polícia Militar iniciaram patrulhamentos e vigilância na área. Os militares realizaram o monitoramento do local por dois dias e, na noite de quinta-feira, conseguiram confirmar as informações.
Flagrante e invasão da base do tráfico
Durante a noite, enquanto realizavam a vigilância, os militares da Força Tática observaram um indivíduo portando uma pistola na porta da residência. Diante da situação de flagrante, os policiais decidiram invadir o local. O suspeito armado tentou fugir, mas no interior da residência a equipe da PM encontrou quatro indivíduos e uma mulher.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Os militares deram voz de prisão a todos e, após alguma resistência dos suspeitos, conseguiram imobilizá-los. Ao lado da mulher, a equipe encontrou e apreendeu uma quantidade significativa de drogas.
Drogas e armamento apreendidos
Os militares apreenderam 770 pinos de cocaína, além de duas porções de cocaína, pesando mais de 1 kg. Além disso, as equipes da PM também encontraram materiais utilizados para o tráfico, como rádios comunicadores, um caderno de anotações com detalhes do tráfico e duas balanças de precisão.
Direto do forno
Durante a busca no local, os militares localizaram um fuzil calibre 556, equipado com uma luneta, que estava escondido dentro do forno de um fogão. Suspeitando que o local pudesse esconder outros armamentos e drogas, os militares solicitaram o apoio da equipe K9 do 6º Batalhão da Polícia Militar, que auxiliou nas buscas.
A operação resultou na apreensão de uma pistola calibre 9mm e um revólver calibre .38, ambas as armas carregadas.
Base do tráfico
Um dos suspeitos assumiu a posse das armas e das drogas encontradas na residência. Ele afirmou que utilizava o local para reuniões e distribuição de drogas e armamento. O suspeito, que é do Rio de Janeiro, também admitiu envolvimento com o tráfico de drogas e disse que trazia o material ilícito da capital fluminense para abastecer a região da Grande Vitória.
Traficantes do Rio de Janeiro
Entre os detidos, dois indivíduos são do Rio de Janeiro e teriam vindo para o Espírito Santo com o objetivo de fortalecer as operações do tráfico de drogas na região. Um dos cariocas foi o responsável por confessar a propriedade das drogas e armas apreendidas durante a operação.
A casa caiu
Por fim, os militares encaminharam todos os envolvidos, junto com os materiais apreendidos, para a Delegacia Regional da Serra, onde foram entregues às autoridades de plantão.
A Polícia Civil informou que o grupo, composto por quatro homens e uma mulher, foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo. Em seguida, todos foram encaminhados para o Centro de Triagem de Viana.