A cidade da Serra voltou a liderar alguns tipos de violência contra mulher, como casos de violência doméstica e feminicídio no Espírito Santo em 2024. Segundo o Painel de Monitoramento da Violência Contra a Mulher, atualizado pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, foram registrados 2.029 casos de violência doméstica e 4 feminicídios contra mulheres no município.
Serra volta a liderar ranking de casos de violência doméstica
Conforme os dados do painel, o município já havia liderado o ranking estadual de violência doméstica em 2022. Em 2023, perdeu a liderança para Vila Velha, no número de casos. Entretando, até setembro deste ano, a Serra voltou topo do ranking de violência doméstica, com 301 registros a mais que Vila Velha.
Leia Mais ∎
Levando em conta os dados de janeiro a setembro deste ano, em média, 7 mulheres sofreram violência doméstica a cada dia na Serra.
Confira o ranking das 10 cidades com mais casos de violência doméstica contra a mulher no ES:
- Serra – 2.029
- Vila Velha – 1.728
- Cariacica – 1.402
- Vitória – 1.008
- Linhares – 906
- Colatina – 871
- Cachoeiro de Itapemirim – 864
- São Mateus – 628
- Aracruz – 586
- Guarapari – 542
Além do ranking de violência doméstica, a Serra também lidera o ranking de feminicídios em 2024. A situação evidencia a gravidade do problema e reforça a necessidade de políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher.
Serra volta a liderar também em casos de feminicídio
A Serra também está no topo do ranking de feminicídios conforme aponta o painel. Em 2022, não houve registros desse crime no município, mas em 2023 esse tipo de crime voltou a ser registrado na cidade, compartilhando a liderança com São Mateus, com cada cidade registrando quatro feminicídios.
Em 2024, até a última atualização do painel sobre feminicídios neste mês de outubro, a Serra empatou novamente na liderança com outra cidade capixaba no topo da lista das cidades com o maior número de feminicídios. Desta vez, a cidade é Cariacica. Ambas possuem, até o momento, 4 feminicídios registrados este ano.
Ao todo, esse ano, o Espírito Santo já contabiliza 31 casos de feminicídio até o momento.
Atualização: Nesta quarta-feira (23), o painel atualizou os dados referentes ao mês de setembro para violência doméstica. Em relação aos feminicídios, foram adicionados dados referentes ao mês de outubro. Portanto, o texto foi atualizado com os novos dados.
Fonte dos dados: Painel de Monitoramento da Violência Contra a Mulher
