Na próxima quarta-feira (05), as aulas terão início para quase 65 mil alunos da rede municipal de ensino da Serra. De acordo com a Prefeitura Municipal da Serra (PMS), o ano letivo de 2025 trará uma série de melhorias, incluindo a ampliação da climatização em salas de aula, a contratação de 450 novos professores, a reforma de 19 escolas, a distribuição de kits escolares e uniformes, além da expansão da estrutura de bibliotecas e do ensino em tempo integral no município.
Primeiras semanas de aulas
As escolas municipais abrirão suas portas para os mais de 65 mil estudantes da Serra, incluindo crianças, adolescentes e adultos matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A prefeitura informou ao Serra Noticiário que o planejamento do calendário escolar para as primeiras semanas privilegia ações culturais, esportivas, educativas e de saúde.
Leia Mais ∎
Secretária promete melhores índices educacionais na Serra
A ampliação da qualidade da educação municipal segue como prioridade para os próximos anos. De acordo com a secretária municipal de Educação, Mayara Candido, os investimentos serão direcionados a áreas estratégicas, o que se refletirá em melhores índices educacionais para a Serra.
“Queremos oportunizar uma educação de qualidade para os nossos estudantes. Para isso, priorizaremos a valorização dos profissionais da educação, a modernização das escolas, a formação continuada dos professores e o fortalecimento do ensino em tempo integral. Nosso compromisso é garantir que os alunos tenham condições adequadas para o pleno desenvolvimento.“
Mayara Candido
Secretária municipal de Educação
Novas contratações
Ainda de acordo com a prefeitura, em torno de 450 professores aprovados no concurso público para a rede municipal de ensino, realizado em 2024, já foram convocados pelo município. Com o objetivo de atender às necessidades pedagógicas da rede municipal e de incentivar a leitura e o acesso à cultura, haverá reforço de mão-de-obra nas bibliotecas escolares, com a contratação de estagiários, que já está em andamento. Em 2024, houve investimento na estrutura das bibliotecas, e, atualmente, há quatro unidades polo e de referência.
Expectativa para entregua dos kits escolares e dos uniformes
A Prefeitura da Serra informou ao Serra Noticiário que todos os estudantes receberão os materiais e uniformes de forma rápida e eficiente, garantindo o bom andamento das atividades escolares. No entanto, ainda não há uma data definida para o início da distribuição dos kits escolares e dos uniformes, apenas a previsão de que a entrega seguirá um cronograma a ser divulgado em breve.
A gestão municipal promete que os kits incluirão materiais essenciais, como cadernos personalizados, agendas, giz de cera, réguas, canetas esferográficas e hidrográficas, borrachas, apontadores, lápis de cor, entre outros itens indispensáveis para o aprendizado dos alunos.
