O prefeito Weverson Meireles (PDT) anunciou uma nova mudança no secretariado da Serra. Diogo Cosme assumirá a Secretaria de Saúde (SESA) no lugar de Fernanda Coimbra, que passa a comandar a Secretaria de Assistência Social (SEMAS). A transição ocorre após a cadeira da SEMAS ficar vaga por quase um mês. A notícia foi divulgada em primeira mão pela jornalista Fabiana Tostes, do jornal Folha Vitória, pela coluna “De Olho no Poder”.
Perfil do novo secretário de saúde
Diogo Cosme é formado em Enfermagem e tem pós-graduação em Enfermagem do Trabalho, Auditoria em Enfermagem e Inovação e Liderança na Gestão da Saúde. Ele já atuou no grupo Athena Saúde e na Unimed Vitória, com experiência na gestão de sinistros e auditorias na área de saúde suplementar.
Leia Mais ∎
Antes da nomeação, Diogo ocupava o cargo de gerente de Sinistro Saúde Suplementar na Athena Saúde, que administra instituições como São Bernardo Samp, Vitória Apart Hospital (Serra) e São Bernardo Apart Hospital (Colatina).
Ele também trabalhou com Enfermagem do Trabalho, urgência e emergência, passando por ArcelorMittal, Hospital Jayme dos Santos Neves e Hospital Metropolitano.

Objetivo da mudança
De acordo com a reportagem, o prefeito Weverson Meireles justificou a troca como uma estratégia para fortalecer os serviços de Saúde e Assistência Social no município. A posse de Diogo Cosme está prevista para esta segunda-feira (10 de março).
“A Fernanda teve uma grande atuação na Saúde, trazendo mais humanização para os serviços. Agora, levará essa experiência para a Assistência Social, ampliando o acolhimento às famílias que mais precisam. Já o Diogo chega com sua expertise para qualificar ainda mais a nossa rede de saúde. Tenho certeza de que, juntos, seguiremos avançando para oferecer mais qualidade de vida aos serranos.”
Weverson Meireles
Prefeito da Serra
Fernanda Coimbra se despede do cargo
A reportagem do Folha Vitória ainda relatou que, no domingo (09), Fernanda Coimbra usou as redes sociais para se despedir do cargo de secretária de Saúde da Serra. Em publicação no Instagram, ela escreveu:
“Hoje, encerro meu ciclo na Saúde da Serra e dou continuidade ao meu trabalho na Secretaria de Assistência Social… Um ano e seis meses de muito trabalho e responsabilidade.”
Fernanda Coimbra
Secretaria de Saúde no centro do debate político
Assim, a gestão da Saúde é um dos temas mais sensíveis da administração municipal. Durante a campanha eleitoral de 2024, o setor foi alvo de críticas do deputado estadual Pablo Muribeca (Republicanos), principal adversário de Weverson Meireles na disputa pela prefeitura. Além disso, foi um dos setores que mais causaram desaprovação na última gestão do então prefeito, Sergio Vidigal (PDT).
Por fim, mudanças na SESA também ocorreram em gestões anteriores, incluindo a administração de Sérgio Vidigal. Agora, a expectativa agora é que Diogo Cosme implemente medidas para aprimorar o atendimento e a estrutura da rede de saúde da Serra.
O Serra Noticiário continua acompanhando o caso de perto e trará novas informações assim que possível.
