Um antigo problema de saneamento básico tem afetado a qualidade de vida de uma família no bairro Vista da Serra, na Serra. Durante uma visita ao local, o repórter Wal Júnior constatou o problema que atinge o bairro, mas principalmente o imóvel de um morador, que está minando água da chuva e esgoto há sete anos, colocando em risco a saúde das famílias da região.
A reportagem entrou em contato com a CESAN, que reforçou a cobertura da rede de esgoto acima do satisfatório. Enquanto a Prefeitura Municipal da Serra (PMS), prometeu uma visita técnica para avaliar o problema de perto.
Leia Mais ∎
Morador de Vista da Serra sofre com vazamentos de esgoto
Essa família de Vista da Serra, lida com um problema já recorrente de vazamento de água da chuva e esgoto pelo muro da residência. Assim, o caso afeta diretamente o morador Danilo Camillo e sua família. Há sete anos, um muro da residência sofre com infiltrações constantes pelo, trazendo riscos de doenças.
Segundo Danilo, o vazamento ocorre devido a uma manilha da rede fluvial instalada ao lado de sua casa, que supostamente encontra-se desativada.
Com o tempo, além da água da chuva, esgoto começou a vazar. “Já tem alguns anos que ela tem vazado água aqui, nos períodos de chuva, também começou a vazar esgoto já tem um tempo também.“, relatou o morador.
O problema se agrava porque a estrutura da rede fluvial passa dentro dos terrenos das casas. Além disso, outros materiais parecem ser levados pela tubulação, piorando a situação. Danilo afirma que a condição do local é insustentável.
“é uma situação que não está dando mais para suportar, até também porque é a minha casa, é a garagem, meus filhos brincam aqui e tem também a questão do esgoto, que é esgoto vazando dia de semana, final de semana.”
Danilo Camillo
Morador de Vista da Serra I
Problema gerou mobilização da comunidade de Vista da Serra
A situação gerou mobilização entre os moradores. Charles Miranda, representante da comunidade, cobrou providências.
“A Ambiental Serra está deixando a desejar que no bairro Vista Serra, esse aqui é um ponto gravíssimo, mas se você caminhar aqui no bairro Vista Serra, você vai notar que precisa ser solucionado esses pontos que têm vazamento de esgoto.”
Charles Miranda
Representante de moradores em Vista da Serra
Reportagem entrou em contato com a CESAN e Prefeitura da Serra
A reportagem enviou a reclamação do morador à CESAN, além de questionar o que tem sido feito para evitar que alguns moradores despejam esgoto diretamente na rede fluvial.
Por meio de nota oficial, a companhia afirmou que o bairro possui cobertura de rede de esgoto em 98,4%.
A empresa realizou vistoria no local e identificou pontos sem rede coletora, que contribui para a tal situação. Segundo a CESAN, nesses casos, a solução prevista pela Lei Federal 14.026/2020 é a adoção de fossas sépticas até que novas expansões sejam viabilizadas.
Confira a nota oficial na íntegra:
“O bairro Vista da Serra 1 possui uma cobertura de rede de esgoto de 98,4%, um índice superior ao estabelecido pelo marco legal do saneamento. Nesta terça-feira, 18, uma equipe técnica realizou uma vistoria na região e identificou pontos onde ainda não há rede coletora disponível, o que contribui para a tal situação.
Nesses casos, conforme previsto na Lei Federal 14.026 de 2020, a orientação é a adoção de soluções individuais de tratamento, como fossa séptica, para que sejam viabilizadas novas expansões da infraestrutura.”
Prefeitura da Serra prometeu enviar equipe ao local
Já a Prefeitura da Serra, foi solicitado pela reportagem a possibilidade de enviar uma equipe ao local para avaliar a situação e o questionamento do morador de quando será enviado essa equipe para avaliação.
Por meio de nota, o município informou que a Secretaria de Obras (SEOB) enviaria uma equipe ao local ainda nesta semana para avaliar a situação.
O Serra Noticiário seguirá acompanhando o caso e trará atualizações. Para mais informações, acesse nosso site.