Na última quarta-feira (23), nossa reportagem recebeu reclamação de um pai que buscavam atendimento médico para seu filho no Hospital Materno Infantil da Serra, localizado em Colina de Laranjeiras. Em um vídeo, ele pediu socorro ao deputado estadual Pablo Muribeca, que, pouco depois, apareceu no local. O pai conversou com a reportagem e reclamou da demora de mais de 4 horas para conseguir atendimento.
De acordo com o pai, ele havia dado entrada com seu filho por volta das 20 horas, mas já passava de meia-noite e o atendimento médico ainda não havia sido realizado.
Leia Mais ∎
“Pablo Muribeca, pelo amor de Deus, socorre a gente! Estamos aqui desde 8 horas da noite. Vários pais com crianças no colo, muita gente não tem nem como ir embora a essa hora — já é meia-noite!
Cara, pelo amor de Deus, ajuda a gente, vem aqui! Tem gente que chegou às 8h30 e está aqui até agora, agarrado nesse lugar, pelo amor de Deus, só faz esse favor pra gente!”
A reportagem do Serra Noticiário procurou a Prefeitura Municipal da Serra (PMS), que por meio da Secretaria de Saúde (SESA), respondeu que na data específica o hospital teve um volume maior de pacientes ocasionado pela sazonalidade.
Pai desesperado chama por Pablo Muribeca após demora no Materno Infantil
A situação gerou indignação, e o pai gravou um vídeo pedindo a presença do deputado estadual Pablo Muribeca (Republicanos), que atendeu ao chamado e compareceu ao Hospital Materno Infantil.
Em suas redes sociais, o deputado Pablo Muribeca postou um vídeo mostrando sua fiscalização ao Hospital Materno Infantil da Serra, atendendo ao chamado dos pais presentes.
No hospital, o deputado encontrou com pais que se queixaram que por conta do horário, próximo da 1h da madrugada, nem teriam mais ônibus para retornar às suas casas após o atendimento. Inclusive, a atendente do hospital confirmou que a espera já estava em 4h11.
Vídeo Instagram:
Reportagem entrou em contato com a Prefeitura da Serra
Diante dessa situação, nossa equipe encaminhou questionamentos à Prefeitura da Serra e às autoridades de saúde para esclarecer se estavam cientes das queixas sobre o atendimento no Hospital Materno Infantil? Quais os motivos dessas longas filas de espera? E se existe alguma solução ou plano de ação em andamento para agilizar o atendimento na unidade?
Secretaria de Saúde cita sazonalidade e pede ampliação de turno médico
Em nota, a Secretaria de Saúde da Serra informou que, no dia mencionado, a UPA de Carapina Infantil, anexa ao Hospital Materno Infantil, registrou um volume de pacientes acima do normal, atribuído à sazonalidade. A pasta reforçou que já notificou a Organização Social responsável pela Unidade e foi informada de que medidas foram adotadas para enfrentar este período crítico, como a ampliação dos turnos médicos.
Confira a nota da Secretaria de Saúde na íntegra:
“A Secretaria de Saúde da Serra informa que, no dia mencionado, a UPA de Carapina Infantil, anexo ao Hospital Materno Infantil, recebeu um volume de pacientes maior que o normal, devido à sazonalidade. A secretaria reforça ainda que já notificou a Organização Social responsável pela Unidade e foi informada que já foram adotadas medidas para enfrentar este período, como a ampliação dos turnos médicos.”
O Serra Noticiário continua acompanhando o caso de perto e trará novas informações assim que possível.
