Aos 23 anos, a serrana Karen Verck, natural do bairro Santo Antônio, vive um sonho que começou ainda na adolescência, de viver uma carreira internacional de sucesso no mundo da moda. Hoje baseada na China, ela segue conquistando o mercado asiático após trajetória marcada por superação, fé e muito trabalho.
A modelo conversou de forma exclusiva com o Serra Noticiário falando um pouco sobre a sua história, o momento atual vivendo na China e planos para o futuro.
Leia Mais ∎
Karen Verck e os primeiros passos no mundo da moda
Natural da Serra, a modelo iniciou cedo no mundo da moda. Karen Verck conta que teve seu primeiro contato com o universo da moda entre os 12 e 13 anos, participando de convenções de modelos que selecionavam jovens para agências em São Paulo. Apesar do talento, barreiras financeiras impediram que seguisse adiante na época. Aos 19 anos, tudo mudou. Após um desfile na Serra, ela conheceu Isaías Filho, renomado instrutor de passarela da região, e decidiu apostar com tudo. Por dois anos, mergulhou em uma intensa preparação: poses, passarela, consciência corporal e ajustes estéticos.
“Aos 19, fui a um desfile na Serra e, ao final do evento, me apresentei a Isaías Filho, renomado instrutor de passarela da região serrana, ele tem anos de experiências com Misses e Modelos no mundo todo, eu já acompanhava ele pelas redes sociais, mas o vi pela primeira vez naquele evento. Marcamos uma entrevista e, a partir daí, iniciei um processo intenso de preparação, com treinos de poses, passarela, consciência corporal e mudanças estéticas.”
Karen Verck

Em 2023, aos 21 anos, Karen conta que embarcou para sua primeira temporada internacional, passando por Istambul, Bangkok e cidades da Índia, como Nova Délhi e Mumbai. Lá, participou de duas fashion weeks — uma delas, sua estreia em passarelas internacionais — e fez campanhas para marcas globais como Shoppers Stop e American Tourister. Em janeiro de 2024, estrelou um comercial global da Nescafé, marcando um grande avanço na carreira.

Pausa para colação de grau e volta à carreira na Ásia
Antes de retomar a trajetória no exterior, Karen fez uma pausa estratégica: voltou ao Brasil para concluir a graduação em Ciências Contábeis na UFES. “Era um ciclo importante“, conta. A colação de grau, um momento emocionante, foi celebrado com a família.
“Depois de uma temporada intensa fora do país, eu pausei minha carreira internacional por um ano. Era hora de concluir um ciclo importante: finalizei meus estudos e esperei pela tão sonhada colação de grau”
Karen Verck

Sem pressa, a modelo conta que entregou o próximo passo a Deus. “Disse a Ele que, se fosse da Sua vontade, as portas se abririam naturalmente, sem resistência da minha parte“, e de fato abriram. Isso porque, dois meses depois, acordou com notificações de uma agência da China que a havia seguido no Instagram.
“Me contrataram apenas com base nas fotos do meu Instagram. Sem entrevistas, sem testes. As medidas e materiais só foram solicitados depois que já tinham dito “sim”. Eu literalmente dormi e acordei com um contrato assinado na China. Era pra ser”
Karen Verck
Karen Verck conta desafios e descobertas morando na China
Em conversa com a nossa reportagem, a modelo contou sobre como foi a transição para a China e todo o choque cultural que ela teve ao se mudar para um país tão diferente do Brasil.
“Diferente de outros países onde já morei, aqui na China o choque cultural é real. Todas as redes sociais que usamos normalmente são bloqueadas para acessar, só com VPN. E, pasmem: praticamente ninguém fala inglês. A comunicação é toda em mandarim”
Karen Verck
Mesmo assim, destaca a segurança, organização e eficiência do país. “Poder caminhar no parque às 21h com tranquilidade é algo que me impressiona.” Também elogia o transporte público e o custo de vida, surpreendentemente acessível.

Karen Verck revela planos futuros e a saudade do Brasil
Nos próximos meses, Karen conta que deve focar em fortalecer sua presença na Ásia, com planos de atuar com marcas como SHEIN e do segmento fitness. Em 2026, quer expandir para o mercado árabe e depois para a Europa. “Desta vez, estamos construindo minha carreira com estratégia, visão de longo prazo e propósito em cada etapa.“, afirma.
Apesar do sucesso, Karen Verck conta que sente saudades da família, dos amigos e da “energia única” do povo brasileiro. “O brasileiro é único! E, claro, a comida do Brasil continua sendo a minha favorita, morro de saudade dos nossos pratos maravilhosos“, diz a modelo.

Karen deixa mensagem para outras modelos
Com uma carreira em ascensão, a modelo deixa conselhos para outras jovens que estão iniciando no mundo da moda, ou que possuem o sonho de trabalhar nesse mercado. Sobre as dicas mais técnicas de como ganhar espaço nesse meio tão disputado, Karen Verck disse:
“A receita do bolo a gente sempre encontra por aí: envie suas fotos para agências, faça um bom material, treine passarela, cuide do corpo, estude inglês, aprenda a ouvir Nãos… tudo isso é importante”
Karen Verck
Além da “receita de bolo”, a modelo também deu conselhos sobre coragem e autoconhecimento:
“Invista em autoconhecimento. O que te faz única? É a sua autenticidade que vai te sustentar onde a beleza sozinha não alcança.” E finaliza: “O mundo é dos corajosos. Quem não é visto, não é lembrado.”
Karen Verck
