Um proprietário de oficina mecânica, de 32 anos, foi preso em flagrante na quinta-feira (08), no Bairro Das Laranjeiras, na região da Grande Jacaraípe, na Serra. O homem é suspeito do crime de adulteração veicular no exercício de atividade comercial, segundo a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES). A prisão foi realizada por equipes da Divisão Especializada de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV), com apoio da Guarda Municipal da Serra.
De acordo com a PCES, as investigações tiveram início a partir de um boletim de ocorrência registrado pelo próprio investigado, no qual ele relatava um suposto roubo de um veículo de sua propriedade. Segundo o registro, o crime teria ocorrido em 19 de agosto do ano passado, dentro da oficina, “mediante violência e grave ameaça”.
Leia Mais ∎
Peças do veículo e carro com sinais adulterados foram encontrados na oficina
Durante diligências na oficina, os policiais encontraram uma funcionária com um veículo preto com sinais totalmente adulterados, incluindo a cor original, ainda segundo a Polícia Civil. No mesmo local, conforme a corporação, também foram localizadas diversas peças veiculares — como portas, vidros e motor — que pertenciam ao veículo citado na ocorrência de roubo.
Para a DFRV, os indícios apontaram que a comunicação do crime teria sido forjada para tentativa de fraude. “É notório que o investigado comunicou falsamente à Polícia Civil o crime de roubo ocorrido em agosto, com o intuito de fraudar o recebimento de indenização ou valor de seguro referente ao veículo automotor, além de adulterar outro veículo automotor”, afirmou o delegado titular da DFRV, Luiz Gustavo Ximenes, em informação divulgada pela PCES.
Vídeo YouTube SN:
Suspeito disse que não havia seguro, mas polícia afirma que havia seguradora vinculada
Em depoimento, segundo a PCES, o suspeito alegou que o veículo não tinha seguro. No entanto, após levantamentos, a Polícia Civil informou que constatou que havia, sim, uma seguradora vinculada ao automóvel.
A corporação informou ainda que a apuração identificou indícios de falsa comunicação de roubo com objetivo de “fraudar o recebimento de indenização ou valor de seguro”.
Preso em flagrante por adulteração; outros crimes serão apurados
Segundo o delegado, o homem foi autuado em flagrante por adulteração veicular no exercício de atividade comercial ou industrial. Já em relação aos crimes de falsa comunicação de crime e estelionato, a PCES informou que ele será indiciado ao término das investigações, porque, de acordo com a autoridade policial, “neste momento, não há situação de flagrante”.
Após a autuação, o suspeito foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanece à disposição da Justiça.
