Devido às fortes chuvas que vêm atingindo todo o Estado, a Prefeitura da Serra instalou, na tarde deste domingo (04), o Gabinete de Crise. Nos últimos nove dias, foram cerca de 500 milímetros de água acumuladas na Serra deixando, sobretudo neste final de semana, famílias desalojadas e desabrigadas.
“Neste momento difícil, estamos não somente preocupados, mas preparados para atender à população. Pedimos para que fique atenta a qualquer sinal, como elevação do nível de água, e, se for o caso, acione a Defesa Civil pelo 99938-9500. Essa realidade fez com que a Prefeitura da Serra, que já vinha preocupada com as consequências das chuvas, reunisse sua equipe de secretariado para instalar o Gabinete de Crise”.
Sergio Vidigal
Prefeito da Serra
As equipes técnicas da Prefeitura da Serra se prepararam para entregar o melhor para a comunidade: com a instalação de três abrigos nos bairros para atender às famílias acometidas pelo grande volume de chuva; além de realizar pela Defesa Civil, monitoramento constante das áreas de riscos (encostas, bairros alagados); cuidado à saúde e de assistência social aos desabrigados; definição dos pontos para recolhimento de doações; limpeza e desobstrução de galerias; auxílio na retirada de bens móveis dos desalojados; recuperação de vias e estruturas.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Nesta semana, as equipes da Secretaria de Serviços vão priorizar os bairros mais atingidos pelas chuvas, com limpeza e recolhimento de entulhos entre outras ações.
Desde sexta (02), a prefeitura havia preparado a abertura de abrigos, como o caso da Arena Jacaraípe, em Jacaraípe. No sábado (03), a EMEF Luiz Baptista, em Jardim Tropical, foi transformada em abrigo para as primeiras famílias desalojadas.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
No domingo (04), as pessoas que estavam abrigadas na EMEF foram transferidas para o CMEI Amélia Pereira, localizadas no mesmo bairro. O terceiro abrigo, no município, também foi ativado no domingo, no CMEI Central Carapina, em Central Carapina.
“A porta de entrada para os abrigos é a Defesa Civil. As equipes vão até o local e, havendo a necessidade, acionam as equipes da Assistência Social. Esperamos que as chuvas passem e que as famílias possam se restabelecer. Enquanto isso, nossas equipes estão aptas para acolhê-las com segurança neste período difícil”.
Cláudia Silva
secretária municipal de Assistência Social
DOAÇÕES
Ainda na sexta, os pontos para doação de roupas em bom estado de conservação, alimentos não perecíveis, produtos de higiene e limpeza foram definidos, pela gestão municipal. Entre eles está o Hospital Municipal Materno Infantil (HMMI), em Colina de Laranjeiras.
A entrega de roupas em bom estado de conservação, bem como materiais de higiene pessoal, de limpeza, alimentos não perecíveis e fraldas poderão ser entregues à enfermeira do Núcleo de Regulação do hospital, que funciona durante 24 horas, todos os dias da semana.
A Arena Jacaraípe, além de abrigo, também é ponto para receber doações, de segunda a domingo, das 08h às 22 horas, colchões, roupa de cama, kit higiene e demais suprimentos.
Também de segunda a domingo, só que das 8h às 21 horas, a Estação Cidadania Cultura, em Novo Porto Canoa; e Estação Cidadania Esporte, em Vila Nova de Colares, são pontos de doação de itens aos necessitados.
Além desses locais, também há a Secretaria de Direitos Humanos, em Serra Sede, e o Centro de Atendimento Integrado (CRAS/CAI), em Boa Vista, de segunda a sexta, das 8h às 17 horas.
“Antes de serem distribuídas, todas as doações são recolhidas pelas equipes e passam por uma triagem”.
Lilian Mota
secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania
“Na sexta (02), a Saúde da Serra definiu o ponto focal de cada serviço bem como as ações estratégicas, para garantir assistência à saúde dos abrigados. O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVs/Serra) atua em regime de plantão, acionando as áreas de acordo com a demanda”.
Bernadete Coelho
Secretária Municipal de Saúde
As atribuições vão desde inspeção sanitária até atendimento médico e/ou de enfermeiro. Dispensação de medicamentos, transporte sanitário e monitoramento dos pacientes com doenças e agravos de notificação compulsória também estão no radar da saúde aos abrigados.
“A situação é grave, pois não sabemos quando as chuvas vão parar, mas estamos atuando dentro de um planejamento, em contato e em parceria com os pontos focais das outras secretarias municipais. Sabemos para onde estamos indo tanto é, que, essa organização está nos permitindo dar respostas rápidas, possibilitando a retirada das pessoas com vida”.
Joel Lyrio
Secretário municipal de Defesa Social
Veja abaixo a publicação do Prefeito Sérgio Vidigal: