Na tarde desta terça-feira (13), equipes do 7º Batalhão da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) detiveram um homem e recuperaram um veículo no bairro Santana, em Cariacica, por meio do Cerco Inteligente, logo após o indivíduo cometer um assalto no município da Serra.
Uma guarnição realizava ponto base na Rodovia Leste-Oeste, na altura do bairro Santa Isabel, em Cariacica, quando recebeu informações do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes-190), via rádio, de que um indivíduo havia acabado de roubar um veículo modelo Fiat Uno Mille, branco, na Serra, e havia se evadido pela a BR-101, em direção à Cariacica.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Poucos minutos após o registro, os policiais receberam novas informações, captadas pelo Cerco Inteligente, de que o carro teria acabado de passar pela Rua Dom Pedro, em Rio Marinho, já próximo à localidade em que a guarnição estava a postos. Diante dos fatos, a equipe iniciou o patrulhamento nas redondezas, sendo o veículo localizado quando estava estacionado em frente a uma distribuidora de bebidas, em Santana.
Imediatamente, os policiais prosseguiram com a abordagem. No interior do carro estava um homem de 32 anos, que não soube responder aos militares de quem seria o automóvel. Em seguida, a vítima do assalto, um homem de 37 anos, relatou que estava negociando o veículo por meio de uma plataforma de marketplace, no Facebook, e acabou marcando um encontro com o indivíduo no bairro Civit, onde ele verificará as condições do automóvel à venda.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Já no endereço marcado, o suspeito, que estava na companhia de outro homem, teria pedido para dirigir o carro. Após receber a permissão para fazer o teste de direção, o indivíduo acelerou tomando destino ignorado, sem levar o outro homem que estaria com ele, que não teria tentado fugir, mas foi contido no local por populares.
Questionado pelos policiais, o envolvido relatou que não tinha a ver com o roubo e que apenas teria emprestado o celular ao suspeito, que havia solicitado para negociar o veículo. O homem disse, inclusive, que não tinha conhecimento das intenções do indivíduo, podendo provar o depoimento por meio de mensagens trocadas com ele pelo WhatsApp.
As partes envolvidas foram encaminhadas à Delegacia Regional da Serra, onde o suspeito foi autuado em flagrante pelo crime de furto qualificado e encaminhado ao Centro de Triagem de Viana (CTV).
Sobre o Cerco Inteligente
Lançado em janeiro de 2022 pelo Governo do Estado do Espírito Santo, o Cerco Inteligente é um sistema integrado de monitoramento e combate aos crimes de trânsito, ambientais, fiscais e de segurança pública. Com os equipamentos de alta tecnologia que geram informações em tempo real, é idealizado para garantir a segurança dos capixabas e evitar a evasão de recursos e fraudes fiscais.
Ao todo, o sistema, que conta com um total de 575 câmeras ativas e 139 pontos de monitoramento em todo o Estado, auxiliando na recuperação de 143 veículos com restrição de furto e roubo.