Após constantes chuvas, os motoristas voltam a sofrer com os buracos causados pelos asfaltos do tipo farofa, nesta sexta-feira (12)
O principal ponto de reclamação dos motoristas, são nos desvios da obra da rotatória do Ó entre Laranjeiras e Civit II. O tráfego lento de veículos causado pelos buracos, também gerou reclamações.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Diversos buracos vêm sendo registrados também na BR-101, no trecho que corta o município da Serra.
Qualidade do asfalto brasileiro
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
O estudo divulgado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) mostra que a metodologia utilizada no Brasil para projetar rodovias tem uma defasagem de quase 40 anos em relação a países como Estados Unidos, Japão e Portugal.
Para citar apenas um exemplo: enquanto Portugal, país do tamanho do Estado de Pernambuco, utiliza três zonas para calcular o impacto das variações climáticas sobre as técnicas e os materiais utilizados na construção de rodovias, o método empregado no Brasil não faz essa diferenciação importante para dar mais precisão ao projeto.
A falta de fiscalização é outro problema. Muitas obras são entregues fora dos padrões mínimos de qualidade, exigindo novos gastos para correção de defeitos que podem corresponder a até 24% do valor total da obra. Com poucas balanças em operação e sem fiscalização adequada, também cresce o problema do sobrepeso no transporte de cargas, cujo impacto reduz a vida útil do pavimento.
Atenção motoristas muitos buracos também na BR-101
O caso desse motorista no vídeo abaixo, que teve prejuízo em duas rodas e pneus estourados de seu veículo por causa de uma cratera na BR-101, próximo da entrada do bairro Barcelona. O cidadão coberto de razão questiona a validade de pagar tantos impostos e sofrer com asfalto de péssima qualidade, o famoso “asfalto farofa”.
O jornal SERRA NOTICIÁRIO fez contato com a Eco101, sobre os buracos na BR-101
A Eco101 informou que está atuando ao longo do trecho concessionado com operação tapa buraco onde se faz necessário e mantém equipes de prontidão em pontos estratégicos da BR-101 para atendimentos emergenciais em função das fortes chuvas que atingem o Estado.
A concessionária Eco101 orienta, ainda, que em casos de emergência, os usuários podem acionar recursos por meio do 0800 7701 101. O canal funciona todos os dias durante 24 horas.
O que diz a Prefeitura da Serra sobre os buracos
A Secretaria de Serviços informou que está atuando com a operação tapa-buracos desde que a chuva cessou, uma vez que após o período de grande volume de chuvas, é necessário aguardar de um a dois dias para que o solo fique realmente seco para aplicação do asfalto, evitando assim, o desperdício.
A operação tapa-buracos da Serra é realizada em todo o município, seguindo cronograma semanal, amplamente divulgado nos canais oficiais da Prefeitura da Serra.