A chapa esquentou durante a primeira sessão ordinária do mês de março, pois o presidente da Câmara da Serra, vereador Saulinho, convidou o deputado estadual Pablo Muribeca a se retirar do plenário durante o início dos trabalhos. Detalhe: ambos são do mesmo partido, o Patriota.
Vídeo publicado no Instagram SN:
Ambos os políticos enviaram nota à redação do Serra Noticiário, expondo suas próprias narrativas sobre a contenda entre eles. A reportagem fez um resumo de ambos os lados.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Segundo o presidente da Câmara da Serra, a sessão foi marcada pela invasão do deputado estadual Pablo Muribeca. O parlamentar, em tom intimidatório, tentou coagir vereadores a votarem em um projeto de sua autoria oriundo do período em que exerceu a função de vereador. A atitude do deputado gerou tumulto e foi repreendida pelo presidente da Câmara da Serra, Saulinho da Academia, que pediu respeito aos vereadores e à casa legislativa.
O deputado Pablo Muribeca foi convidado pelo mais novo vereador da casa de leis serrana, Darcy Júnior, que ganhou a vaga aberta com a ida de Pablo para a Assembleia Legislativa. O aliado de primeira mão do deputado tentou argumentar com o presidente da Câmara, mas foi rejeitado de forma enérgica.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
O vereador Darcy classificou a atitude do presidente como desrespeitosa e infantil e sugeriu que ela atendia a interesses que não estavam presentes na Casa. O deputado Muribeca teria ficado surpreso com a atitude radical do presidente da Câmara, em quem, inclusive, votou para o cargo quando era vereador no município. Outros vereadores saíram em defesa do parlamentar do chapéu, como Anderson Muniz, Professor Arthur e Wellington Alemão.
Mas, de acordo com Saulinho, o Regimento Interno da Câmara diz que as autoridades públicas só podem se localizar na parte de expediente do dia para assistir à sessão a convite da administração. Segundo o presidente, esse fato não ocorreu no caso de Pablo Muribeca. Saulinho da Academia destacou a importância do cumprimento do Regimento e reforçou que a invasão do deputado foi surpreendente e desrespeitosa.
Muribeca acredita que os ânimos estão acirrados na Serra, principalmente com o anúncio da eventual desistência do prefeito de concorrer à reeleição. Ele afirmou que não é, neste momento, candidato a nada e que quer trabalhar muito pelo cidadão da Serra e exercer seu mandato da melhor forma possível.
“Ainda é cedo demais para falar em eleição municipal. O que garanto é que vou continuar brigando para que o serrano seja bem atendido nas UPAs e que tenha serviços prestados com dignidade.”
Pablo Muribeca
Deputado Estadual
O presidente não poupou críticas à postura de Muribeca em relação às eleições de 2024, afirmando que ele está obcecado pelo pleito e agindo como um “incendiário”. Saulinho fez referência a sessão anterior, os parlamentares aprovaram um documento que pede ao Governo do Estado a abertura do Pronto Socorro do Jayme Santos Neves, um assunto que Muribeca ainda não se pronunciou.
Saulinho também cobrou do deputado que, na condição de interlocutor com o Estado, traga recursos para a saúde e ajude a resolver de forma estruturante os problemas de saúde da Serra.
“Abrindo o Pronto Socorro do Jayme, conseguimos aumentar em mais 10 mil atendimentos de urgência e emergência na Serra. Pablo que é deputado estadual deveria estar lutando por isso, mas é tchutchuca lá na Assembleia; daí ele vem para cá e vira machão. Somos vereadores da maior cidade do Espírito Santo e não vamos aceitar ser atropelados por um deputado que adora ganhar like usando o sofrimento do povo nas UPA’s.”
Vereador Saulinho
Presidente da Câmara da Serra
Ele completa que a atitude do deputado só demonstra que ele não tem interesse em ajudar a população da região e está mais preocupado em ganhar likes nas redes sociais. Por fim disse que o deputado continuou acompanhando os trabalhos da casa, devidamente assentado na Galeria Flodoaldo Borges Miguel.
Mas qual é o motivo dessa treta?
Talvez para os eleitores mais distantes da política serrana não possam fazer uma leitura desta verdadeira “House of Serra”. Mas a reportagem trará uma análise mais aprofundada do que realmente está em jogo, sempre ela, a famigerada disputa pelo poder e prestígio.
Atualmente, o deputado Pablo Muribeca já possui uma forte presença política e carismática entre a população, consequentemente se tornou um nome favorito para o cargo de prefeito da Serra.
Hoje, Pablo já pode ser considerado o maior líder consolidado da oposição na cidade, atraindo quase todos os vereadores de oposição e a maioria das lideranças digitais da Serra para a sua causa. Enquanto isso, o ex-prefeito Audifax Barcelos, que deveria liderar esse movimento, está apenas tentando recolher os cacos do que sobrou de seu capital político após a última eleição, em que tentou se candidatar a governador, mas terminou mal na foto.
De outro lado, existe o sentimento que o atual prefeito Sérgio Vidigal possa vir a cumprir sua promessa de campanha em 2020 de não tentar a reeleição em 2024, realizando sinalização que talvez possa escolher um sucessor.
Diante disso, o atual presidente da Câmara da Serra, vereador Saulinho, tenta se projetar como uma liderança capaz de rivalizar com o atual líder da oposição, Pablo Muribeca, esse duelo promete.
Talvez estejamos prestes a testemunhar o fim de uma era de polarização entre Audifax e Vidigal nas paragens da Serra, que já dura há mais de 26 anos.