A Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (SETADES) do Governo do Estado do Espírito Santo anunciou na terça-feira (14) a liberação do terceiro lote do Cartão Reconstrução. O benefício, no valor único de R$ 3 mil, foi criado para ajudar as famílias que foram impactadas pelas fortes chuvas no Estado. Até o momento, mais de R$ 5,7 milhões já foram investidos na transferência de recursos.
O lote atual beneficia 1.269 famílias residentes em oito municípios capixabas. São eles:
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
- Cariacica: (149 famílias)
- João Neiva: (81 famílias)
- Linhares: (299 famílias)
- Pedro Canário: (10 famílias)
- Santa Leopoldina: (15 famílias)
- São Mateus: (187 famílias)
- Viana: (493 famílias)
- Vila Pavão: (35 famílias)
A lista atualizada dos beneficiários pode ser acessada no site da SETADES.
Para receber o Cartão Reconstrução, as pessoas devem apresentar um documento oficial com foto em uma agência do Banestes. A lista com os endereços das agências em cada município está disponível neste link: Setades.es.gov.br/cartão-reconstrução
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Aqueles que atenderem aos critérios para receber o benefício e ainda não estão com o nome na lista de pagamento devem aguardar a liberação dos próximos lotes. A quarta remessa de cartões será disponibilizada no dia 31 de março.
Todas as famílias residentes nos municípios que decretaram situação de emergência ou calamidade pública, homologadas pelo Estado, têm direito ao Cartão Reconstrução. Além disso, as famílias precisam ter cadastro no CadÚnico, com dados atualizados nos últimos 24 meses, renda familiar de até 3 salários-mínimos e danos comprovados pelas autoridades competentes.
O benefício é pago em valor único (sem parcelamento), e é destinado a ajudar as famílias a adquirir móveis, eletrodomésticos, roupas, alimentos, material de construção ou qualquer item que elas considerem prioritário. Os pagamentos serão feitos em dois lotes mensais, até que todas as famílias com direito tenham acesso ao benefício. A lei do Cartão Reconstrução é válida para as perdas causadas pelas chuvas ocorridas entre novembro de 2022 e março de 2023.
Para consultar a lista, é necessário ter o número do NIS em mãos. A lista completa de beneficiários está disponível no site da SETADES: www.setades.es.gov.br