Moradores da região da Serra, no Espírito Santo, têm relatado a ocorrência de água barrenta nas torneiras de suas casas desde o início do ano. A Companhia Espírito-Santense de Saneamento (CESAN) admitiu, na última quarta-feira (15), que a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Carapina apresenta falta de um equipamento que poderia solucionar o problema.
O gerente metropolitano Norte da Cesan, Carlos Augusto Dilem, afirmou, durante reunião extraordinária da Comissão de Proteção ao Meio Ambiente e aos Animais, na Assembleia Legislativa, que não há decantador na estação. Ele ainda explicou que a estação foi construída em uma época em que a qualidade do rio era muito boa, mas, com o tempo, foi necessário avaliar uma nova metodologia.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Segundo Dilem, o processo de decantação é mais moderno e complementar e é utilizado em boa parte das estações da CESAN, porém, não em Carapina. Ainda de acordo com o gerente, a estação está passando por obras de adequação, que serão concluídas em agosto de 2024, e quando finalizadas, ampliarão a capacidade de retirar a turbidez da água.
Ele garantiu que, se novos eventos ocorrerem, a estação estará mais preparada. Dilem ressaltou que a turbidez é uma situação que acontece em todo o sistema de abastecimento de água e que o decantador será um equipamento a mais para ajudar a tratar, quando acontecer alguma situação de elevada turbidez.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
De acordo com a Comissão, foram registradas 492 reclamações sobre a turbidez da água, referentes a 398 imóveis, entre 1º de janeiro e 13 de março, sendo 328 na área coberta por Carapina. Dilem informou que, desde o dia 1º de março, tem recebido duas reclamações por dia e que a obra virá com o decantador. Ele garantiu que o fato de não haver um decantador hoje não é um problema, mas que a água fica muito barrenta quando chove demais.
A Cesan informou que qualquer morador que tenha o problema da turbidez poderá fazer o descarte e a limpeza da caixa d’água bancados pela empresa.
“Se comprou a água ou contratou uma empresa para fazer a limpeza da caixa, pode pedir o ressarcimento à companhia. A regra também vale para os condomínios, se precisarem fazer a higienização”.
Carlos Augusto Dilem
gerente metropolitano Norte
A companhia disponibilizou canais de atendimento aos consumidores, no site da companhia, por meio do telefone 115 (na Serra) e, também, pelo WhatsApp (27) 99722-9291
Outras matérias relacionadas sobre a CESAN publicados no Serra Noticiário:
Leia também: CESAN responde publicação do SN orientando moradores prejudicados com a água suja
Leia também: Moradores da Serra relatam mal-estar e infeções após consumirem água da CESAN
Leia também: Moradores da Serra continuam sofrendo com a água de péssima qualidade distribuída pela CESAN