Siga nas redes

Olá, o que você está procurando?

#DROP NEWS

Fiscal da prefeitura notifica comerciante por vasos de plantas em calçada no centro da Serra

Após denúncia, fiscal notificou o proprietário de supermercado pelos vasos de plantas colocados na calçada, mas o comerciante reclama da notificação e alega que plantas não incomodam ninguém

Um proprietário de um comércio na Serra Sede poderá ser multado se não atender a uma notificação recebida no último dia 26 de novembro, da Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (SEDUR), para a remoção de vasos de plantas que mantém em frente ao comércio. São 5 vasos com plantas na calçada.

Segundo denúncias levadas à prefeitura, os vasos atrapalham a passagem de pedestres pelo local.

  • Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!

O comerciante na sua busca de melhorar o ambiente da calçada, demonstrou indignação, como mostra nas imagens no vídeo acima.

“O espaço que sobra entre as plantas na pontinha da calçada e o comércio, espaço esse consideravelmente amplo, e que claramente não atrapalha o pedestre, deficiente e demais pessoas a passarem pelo local” disse o comerciante indignado com a notificação do fiscal.

  • Entre no nosso grupo Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Clique aqui

No vídeo, ele mostra a calçada do outro lado da rua, lotada de vendedores ambulantes, movimentando o local e dificultando a circulação de pessoas. Mas a única notificação, foram as plantas.

De acordo com o relato de um morador, a prefeitura diz que o código de posturas do município não permite o bloqueio da passagem de pedestres. Mas por qual motivo a PMS não notifica e retira os vendedores ambulantes que segundo ele, são todos irregulares nos locais que atuam, prejudicam as vagas de estacionamento, fecham as calçadas por completo impedido o pedestre e o deficiente de caminhar no local, não pagam impostos, atrapalham os vendedores locais, não geram empregos e etc.

Calçada cidadã

A construção e manutenção da calçada cidadã é de responsabilidade do proprietário do imóvel, segundo a legislação federal e deve estar de acordo com técnicas de acessibilidade, com base na NBR 9050, que estabelece regras para a construção de calçadas.

Foto: Divulgação

Para ser considerada cidadã, a calçada deve ser livre de qualquer obstáculo e ter no mínimo 1,20 metro de largura. Além disso, a lei determina padrões para revestimentos, inclinação e desníveis.

Caso a fiscalização constate irregularidade, o proprietário é notificado e tem 60 dias para se regularizar. Após o prazo, o fiscal retorna e confere se está tudo nos parâmetros. Caso contrário, a multa é de R$ 651.

Quando procurada pela reportagem do jornal Serra Noticiário, para mais esclarecimentos, a prefeitura preferiu não comentar o caso.

+NEWS

#SPORT NEWS

O Serra foi goleado fora de casa e perdeu a liderança do grupo A-6, mas continua firme na disputa pela classificação na próxima fase

#SPORT NEWS

O Serra iniciou o campeonato com vitória, mas agora enfrenta o favorito do grupo A-6, fora de casa, em busca de manter a boa...

#TRETA NEWS

A reportagem teve acesso a um vídeo que mostra imagens dos militares usando um lençol para socorrer o suspeito baleado

#DROP NEWS

Confira a lista completa dos medicamentos disponíveis na farmácia da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Serra-sede

#OPORTUNIDADES

Os cursos fazem parte do Programa Qualis Serra, uma iniciativa que visa ampliar oportunidades de emprego e renda para os moradores do município

#TRETA NEWS

O indivíduo foi flagrado pela câmera de segurança furtando as peças de carne e colocando dentro de uma mochila

#DESTAQUE

Durante a cerimônia de lançamento do programa, a Prefeitura da Serra entregou kits para os atletas beneficiados

#DROP NEWS

De acordo com a prefeitura, o novo sistema de Wi-Fi é mais moderno e seguro; confira quando a nova internet chegará à cidade


Não copie, compartilhe o link