Na noite da última quinta-feira (04), uma cobra Coral foi encontrada na Rua Araponga, no bairro Novo Horizonte, na cidade de Serra. De acordo com o relato de um leitor do Serra Noticiário, os moradores encontraram a cobra por volta das 19h e resolveram matá-la por medo de que ela pudesse escapar e picar uma criança.
O morador lamentou a decisão e ressaltou que não foi a primeira vez que uma cobra apareceu na região. Há alguns anos, uma jiboia foi encontrada no bairro e o Ibama foi chamado para ajudar.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Ainda segundo o leitor do SN, acredita-se que a localização da rua, ao lado da empresa ArcelorMittal, que possui uma grande mata dentro da indústria, onde existem até jacarés, possa ser o motivo para a aparição dessas cobras na região.
Infelizmente, neste caso, o animal foi morto devido à falta de informação da população. Por isso, é importante saber como agir em casos como esse para evitar acidentes e preservar a vida animal.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
É importante lembrar que Serra possui uma extensa área de preservação em todo o seu território, rica em fauna e flora, e é um dos municípios que mais resgata animais silvestres na Grande Vitória, sendo a maioria deles cobras.
Como agir caso encontre um animal silvestre em uma região urbana?
Caso encontre animais silvestres em zonas urbanas, é necessário agir com cautela. É preciso destacar que a Coral é uma serpente venenosa, apesar de não apresentar agressividade e preferir ficar escondida em meio às folhas, embaixo de blocos e se alimentar de lesmas, cobras, minhocas e lagartas.
Deve-se ter muito cuidado ao encontrar uma cobra Coral, por sua peçonha, mas acidentes com esses animais são muito raros, já que essas cobras geralmente não costumam dar bote, e os acidentes quase sempre ocorrem quando pessoas sem instrução tentam manusear o animal.
De acordo com informações de biólogos, a Coral possui uma peçonha extremamente perigosa, sendo uma das cobras mais venenosas em território brasileiro.
Portanto, é necessário ter cautela ao lidar com a espécie. Caso encontre algum animal silvestre, é importante se afastar, isolar a área e entrar em contato imediatamente com a equipe de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA) pelo número: (27) 99951-2321