Os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começaram a receber nesta segunda-feira (26), a 2ª parcela do 13º salário. O pagamento do benefício foi antecipado pelo governo assim como nos últimos três anos, com objetivo de aquecer a economia no país.
Calendário de pagamentos
O calendário de pagamentos segue o dígito final do Número de Identificação Social (NIS) de cada beneficiário, sendo dividido em duas partes: quem recebe até um salário-mínimo e quem recebe acima de um salário-mínimo.
Leia Mais ∎
Para quem recebe até um salário-mínimo, o depósito desta segunda-feira (26) de junho, será para quem tem NIS final 1. E, para quem recebe acima de um salário, os pagamentos começam em julho (3) (veja calendário abaixo). Todos receberão a segunda parcela até o mês seguinte.
A primeira parcela do 13º salário já ocorreu e corresponde a 50% do valor do benefício. No entanto, na segunda parcela pode haver dedução do imposto de renda.
Investimento do governo
Para realizar o pagamento, o governo investirá R$ 62,6 bilhões. O valor do 13° já levará em conta o reajuste do salário-mínimo que é de R$ 1.320.
O abono é usualmente pago no segundo semestre de cada ano, em agosto e novembro. Todavia, com a pandemia da Covid-19 há três anos que este benefício recebe antecipação.
Como consultar detalhes sobre o pagamento
Os segurados poderão consultar detalhes sobre o pagamento por meio do site MEU INSS ou do aplicativo com o mesmo nome. Para isso, é necessário fazer login com a conta Gov.br, inserindo as mesmas informações usadas em outras plataformas do Governo Federal.
Segue abaixo os calendários de pagamento da 2ª parcela do salário do 13° dos aposentados e pensionistas do INSS:
Calendário de pagamento para quem recebe até um salário-mínimo:
- Final 1 – 26 de junho
- Final 2 – 27 de junho
- Final 3 – 28 de junho
- Final 4 – 29 de junho
- Final 5 – 30 de junho
- Final 6 – 3 de julho
- Final 7 – 4 de julho
- Final 8 – 5 de julho
- Final 9 – 6 de julho
- Final 0 – 7 de julho
Calendário de pagamento para quem recebe acima de um salário-mínimo:
- Final 1 e 6 – 3 de julho
- Final 2 e 7 – 4 de julho
- Final 3 e 8 – 5 de julho
- Final 4 e 9 – 6 de julho
- Final 5 e 0 – 7 de julho
