Na tarde do último domingo (02), dois agentes da Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) foram flagrados realizando uma abordagem agressiva a dois homens na praia de Jacaraípe, na cidade da Serra. O incidente foi capturado por uma leitora do Serra Noticiário, que preferiu permanecer anônima.
Despreparo
Nas imagens, é possível ver um dos guardas discutindo acaloradamente com um dos homens e chegando a enforcá-lo com uma das mãos. Simultaneamente, uma agente feminina, também durante a abordagem a outro homem, parece fazer uso desnecessário de spray de pimenta, enquanto o homem mantém as mãos na cabeça e as pernas abertas, aparentemente cooperando com a ação dos agentes.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Apenas tomando uma
Segundo informações de testemunhas, os dois homens que aparecem sendo abordados são irmãos que estavam em uma mesa bebendo quando uma equipe da Guarda da Serra chegou no local e aparentava estar averiguando um veículo que estava estacionado do outro lado da avenida.
Logo em seguida, a equipe teria atravessado a avenida em direção aos dois irmãos, foi quando a abordagem teria começado. As agressões só teriam cessado quando os agentes perceberam que estavam sendo filmados.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Levaram até o cameraman
Na sequência, uma testemunha que registrava o episódio decidiu se aproximar, contrariando o aviso de uma das agentes. A agente deixou claro que ele podia gravar, mas precisava manter distância. Ignorando o aviso, o cinegrafista amador acabou detido por desacato.
Em meio à confusão de sua detenção, um homem sem uniforme surgiu e o imobilizou. O homem chegou sacar uma pistola, sendo prontamente advertido por um agente da Guarda da Serra para guardar a arma.
Apurações
Falamos com o jovem que estava filmando e foi detido por desacato, ele nos contou em primeira mão, que ao ser levado para a 3ª Delegacia Regional situada na Serra, ouvia os agentes combinando qual versão iria para o relatório, e ainda disse que durante o caminho foi utilizado novamente contra ele o spray de pimenta sem necessidade alguma.
Na delegacia, ele relatou que foi ouvido e liberado e que buscou a Corregedoria para formalizar as denúncias contra os agentes, e entregou as filmagens para serem investigadas.
Vídeo YouTube SN:
O que a Prefeitura e a Comandante da Guarda da Serra têm a dizer?
A equipe do Serra Noticiário buscou contato com a Prefeitura da Serra e com a Comandante da Guarda Civil Municipal da Serra, buscando suas opiniões e informações sobre se a conduta dos agentes é considerada normal, e quais medidas serão tomadas para prevenir que incidentes semelhantes ocorram no futuro. Entretanto, até o momento da publicação desta reportagem, não recebemos qualquer resposta.