O sistema de monitoramento por vídeo da Serra tem sido, recentemente, assunto polêmico após a intenção da prefeitura em usá-lo para monitorar e auxiliar no flagra de infrações de trânsito, o que dividiu opiniões.
Desta vez, o sistema demonstrou ser uma ferramenta crucial não apenas para a segurança pública, mas também para identificar comportamentos irregulares nas vias da cidade, incluindo o descarte impróprio de resíduos.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Recentemente, funcionários da Guarda da Serra (GCM) que atuam na Central de Monitoramento por Vídeo identificaram um caso de descarte ilegal de lixo no bairro Colina de Laranjeiras, através das câmeras de segurança.
Com o auxílio de um alto-falante, os agentes informaram aos envolvidos que tal ação é ilegal e sujeita a penalidades. A intervenção rápida da Guarda da Serra, fez com que os indivíduos deixassem o local, evitando a prática do delito.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
As câmeras também registraram uma caixa d’água aberta em uma propriedade privada. Com essas informações, foi possível solicitar uma inspeção epidemiológica para avaliar a situação, lembrando que água parada é um ambiente propício para a proliferação de doenças como a dengue.
Descarte inadequado de resíduos é crime
Descartar lixo de forma inadequada resulta em uma multa de R$ 1.000,00. Os cidadãos podem denunciar tais práticas ilegais através do aplicativo Colab, disponível gratuitamente para sistemas Android e iOS. O aplicativo permite que os usuários acompanhem o progresso de suas denúncias.
Alternativamente, denúncias de descarte ilegal de resíduos também podem ser feitas através do telefone: (27) 99951-2321