Na última terça-feira (01), uma moradora do bairro Central Carapina entrou em contato com o Serra Noticiário para denunciar um caso um tanto bizarro. Por meio de fotos, a mulher mostrou o esgoto transbordando pelos ralos de sua casa e também pelo bueiro da rua. Após contato da reportagem com a CESAN, o caso foi solucionado.
Esgoto invade residência na Serra
A princípio, a moradora da rua Palmas, em Central Carapina, pensou que o problema fosse apenas em sua casa. Mas, ao analisar a rua, viu que o bueiro da CESAN também estava transbordando. De modo que, o esgoto passou a invadir a sua casa e contaminar a rua.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
A moradora se queixou que o problema vinha desde o fim de semana e já teria feito contato com a CESAN. No entanto, ainda não havia recebido respostas nem a visita da equipe técnica em seu endereço.
CESAN resolve o problema
Ainda na terça-feira, a reportagem do Serra Noticiário entrou em contato com a assessoria da CESAN para relatar o problema e pedir soluções para esse caso. Em nota, a empresa respondeu que:
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
A Ambiental Serra informa que uma equipe técnica da concessionária esteve na Rua Palmas na terça-feira (01), e solucionou o problema da demanda em questão. Foi identificado uma obstrução no poço de visita (PV) próximo à EEEB São Luís, devido ao descarte incorreto de lixo no sistema. Prontamente foi realizada a desobstrução por parte da equipe, reestabelecendo o fluxo normal do sistema de esgotamento sanitário e cessando o extravasamento.
Aproveitamos a oportunidade para reforçar a mensagem: não jogue lixo nas redes. Ao fazer isso, você causa a obstrução do sistema de esgotamento sanitário e, consequentemente, gera extravasamentos e, por vezes, retorno do esgoto para residências e comércios. Isso prejudica a saúde da população, além de poluir a natureza.
Por fim, pedimos aos moradores que sempre que se depararem com um problema relacionado ao esgoto, que acionem o telefone 115, para que se abra um protocolo e nossas equipes sejam acionadas o mais rapidamente possível para trabalhar na solução da demanda.
Dessa forma, o acúmulo de lixo mais uma vez provocou essa obstrução na passagem de esgoto. Vale lembrar que, essa também é uma das causas de enchentes no município. Sendo assim, vale sempre lembrar e conscientizar sobre a importância de evitar o descarte inapropriado de lixo na rua.