A Prefeitura da Serra anunciou um novo concurso público com 1.500 vagas para todos os níveis de escolaridade, após a anulação do concurso iniciado em 2020, na gestão do ex-prefeito Audifax Barcelos (sem partido). Na noite da última quarta-feira (02), o atual prefeito da Serra, Sergio Vidigal (PDT), anunciou a decisão de abrir um novo certame. Ele espera contratar a empresa responsável pelo concurso até dezembro deste ano e as inscrições estão previstas para janeiro de 2024.
Novo Concurso e Reembolso do Anterior
O novo concurso oferecerá vagas para níveis médio, técnico e superior. Desse modo, a remuneração para os postos de ensino médio e técnico será de R$ 1.428, enquanto para os de nível superior será de R$ 3.216,04. Os profissionais receberão ainda auxílio-alimentação de R$ 650.
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Assim como, as vagas de nível técnico serão para técnico de informática e de enfermagem. Já as de nível médio serão para agente administrativo. As vagas de nível superior incluirão cargos como analista de sistemas, auditor fiscal, médico, professor, pedagogo, entre outros.
O novo concurso não oferecerá oportunidades para cargos de nível fundamental, continuando com contratos terceirizados para esse perfil.
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Além disso, a Prefeitura da Serra anunciou oficialmente a anulação do concurso público iniciado em 2020, após uma longa investigação do Ministério Público e indícios de irregularidades. A decisão foi publicada no Diário Oficial, juntamente com a autorização da devolução do dinheiro das inscrições pagas pelos candidatos.
Concurso da Guarda Municipal
Além do concurso público geral, a Prefeitura da Serra prepara um concurso específico para a Guarda Municipal, com 158 vagas para agente comunitário de segurança. A previsão é de que a empresa seja contratada na primeira quinzena de agosto, e o edital divulgado até o final do mês. Para participar da seleção, será necessário ter o ensino médio, idade entre 18 e 35 anos e carteira de habilitação. O salário será de R$ 10 mil, somando todos os benefícios.
Como Solicitar a Devolução
Os candidatos que desejam solicitar o reembolso da taxa de inscrição do concurso anulado deverão acessar o site: (concursos da Prefeitura da Serra)
Então, o candidato deve preencher seu CPF e indicar uma conta corrente válida para depósito dos valores. Porém o crédito só ocorrerá se o titular da conta corrente possuir CPF igual ao utilizado no momento da inscrição no concurso público.
O prazo para solicitar a devolução da taxa de inscrição será de 30 dias, contados a partir da data da publicação do decreto, ou seja, dia 2 de agosto. Após isso, a Prefeitura da Serra terá o prazo de 60 dias para realizar o depósito dos valores nas contas dos candidatos.
Suspensão do Concurso Público da Serra
O concurso público lançado no início de 2020 foi suspenso devido à pandemia da Covid-19 e posteriormente em 2021 devido a suspeitas de irregularidades. Logo depois, a investigação conduzida pelo Ministério Público resultou no bloqueio do montante de R$ 2.022.119,00, proveniente das taxas de inscrição, na conta do Instituto AOCP, responsável pela organização do certame.
As autoridades extrajudiciais realizaram investigações e evidenciaram que encaminharam termos de referências distintos para as empresas interessadas no certame. Isso gerou a irregularidade do procedimento, devido à ausência de isonomia e à restrição de concorrência
Por fim, a nova iniciativa da atual gestão da Prefeitura da Serra em abrir um concurso com 1.500 vagas reflete a necessidade de contratação de servidores e a busca por transparência e regularidade no processo seletivo. A expectativa é que o novo concurso público traga oportunidades e fortaleça as áreas essenciais do município.
O Serra Noticiário continuará acompanhando de perto todas as atualizações e novas informações sobre este superconcurso, mantendo seus leitores sempre bem-informados.