Na última terça-feira (01), a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES) aprovou o Projeto de Lei 347/2025, que institui o repasse de recursos financeiros a clubes capixabas que disputarem competições nacionais. O valor varia entre R$ 100 mil e R$ 1,5 milhão, dependendo da categoria da competição e do desempenho dos times.
Projeto tramitou em regime de urgência na ALES
O projeto é de autoria do Poder Executivo e foi aprovado em comissões reunidas de Justiça, Desporto e Finanças. Depois, seguiu para análise em sessão extraordinária no Plenário da ALES. Apesar de terem sido apresentadas emendas por deputados, como Camila Valadão (Psol) e Alexandre Xambinho (Podemos), elas foram retiradas após compromisso do governo em discutir os temas futuramente.
Valores destinados visam estimular crescimento esportivo
O objetivo principal é incentivar o fortalecimento das equipes locais, aumentando as chances de conquistas e projeção estadual e nacional. Segundo Gustavo Vieira, presidente da Federação Espíritossantense de Futebol (FES), “quanto mais recursos os clubes tiverem, mais chances terão de alcançar postos maiores”. Ele destacou que equipes da Série D têm reais chances de avançar nas competições.
Porto Vitória e Rio Branco foram exemplos citados na discussão
Durante a votação, os clubes Porto Vitória e Rio Branco-ES, representantes capixabas na Série D do Campeonato Brasileiro, foram citados como exemplos de beneficiários diretos da nova lei. Isso porque, ambos possuem boas perspectivas de classificação para as próximas fases, o que reforça a importância do suporte financeiro.
Projeto visa fortalecer o futebol capixaba em todos os sentidos
Além de valorizar os clubes que representam o Espírito Santo em competições nacionais, o projeto busca estimular a organização esportiva, contribuir para o desenvolvimento econômico e social do setor e consolidar o futebol como vetor cultural e de transformação social no Estado.
Post Instagram:
O Serra Noticiário continua acompanhando as atividades da ALES de perto e trará novas informações assim que possível.
- Entre no nosso grupo Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Vagas limitadas Clique aqui!