A Prefeitura Serra com o novo processo seletivo na tentativa de preencher 16 vagas de especialidades médicas, além de Psicólogo e Assistente Social
As vagas são para carga horária de 20 horas, com salário de R$ 3.394,46, mais auxílio alimentação de R$ 350. As regras detalhadas do processo seletivo estão disponíveis no site da prefeitura.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Hoje (21) de outubro, é o último dia de prazo para inscrição. O resultado será divulgado no site da Prefeitura da Serra e no Diário Oficial do Espírito Santo no dia 26 de outubro.
Prefeitura da Serra vem perdendo medicos
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Vagas limitadas Clique aqui!
Conforme os números do portal transparência divulgados pelo Vereador Pablo Muribeca (patriotas), durante sessão na Câmara da Serra, no dia 20 de setembro.
Em dezembro de 2020, o número total de médicos no município era de 307 médicos. Porém, em agosto de 2021, o número total de médicos na rede municipal de saúde caiu para 246. Segundo informações o número continua caindo.
Por que há uma diminuição no número de médicos atendendo na rede municipal de saúde?
A evasão dos médicos no município da Serra é algo crônico, boa parte causado pelos baixos salários oferecidos pela Prefeitura da Serra, desde gestões anteriores.
O valor salarial oferecido pela Prefeitura aos profissionais médicos, sempre foi considerado um valor muito baixo de mercado, durante muitos anos, porém durante o programa de subsídio do programa Mais Médicos do governo Federal, o município conseguiu manter alto número de médicos trabalhando na rede municipal de saúde da Serra.
Porém neste momento, foi agravado pela alta na inflação que derreteu ainda mais o valor salarial oferecido pela Prefeitura da Serra a categoria dos médicos.
Porque a Prefeitura não aumenta o valor?
A Prefeitura da Serra teve oportunidade de reajustar o valor durante os anos anteriores, mas não foi realizado pelo Prefeito anterior, Audifax Barcelos (REDE).
Neste momento a atual gestão municipal do Prefeito Sergio Vidigal (PDT), não pode aumentar o salário oferecido aos médicos, em contratação direta por processo seletivo, por conta do decreto Federal do Presidente Jair Bolsonaro, que congelou reajuste de servidores públicos do Brasil, durante início da pandemia em 2020, proibindo o reajuste no salário de servidores federais, estaduais e municipais até 31 de dezembro de 2021.
Obviamente a evasão dos profissionais de medicina na rede municipal da Serra também se deve as denúncias de condições precárias de trabalho oferecidas aos médicos, nas unidades de saúde e pronto socorros do município.
Conforme episódio 2 da série investigativa do Vereador da Serra Pablo Muribeca, denunciando condições precárias de trabalho oferecidas aos médicos nas UPAS da Serra.
Somente restando ao município realizar contratação indireta por meio de cooperativas ou empresas que oferecem profissionais de medicina.