Siga nas redes

Olá, o que você está procurando?

#TRETA NEWS

Após denúncias de redução no número de médicos, Prefeitura anuncia novo processo seletivo

A Prefeitura Serra com o novo processo seletivo na tentativa de preencher 16 vagas de especialidades médicas, além de Psicólogo e Assistente Social

As vagas são para carga horária de 20 horas, com salário de R$ 3.394,46, mais auxílio alimentação de R$ 350. ​​As regras detalhadas do processo seletivo estão disponíveis no site da prefeitura.

Hoje (21) de outubro, é o último dia de prazo para inscrição.  O resultado será divulgado no site da Prefeitura da Serra e no Diário Oficial do Espírito Santo​ no​ dia 26 de outubro.

Prefeitura da Serra vem perdendo medicos

Conforme os números do portal transparência divulgados pelo Vereador Pablo Muribeca (patriotas), durante sessão na Câmara da Serra, no dia 20 de setembro.

  • Entre no nosso grupo Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra - Clique aqui!

Em dezembro de 2020, o número total de médicos no município era de 307 médicos. Porém, em agosto de 2021, o número total de médicos na rede municipal de saúde caiu para 246. Segundo informações o número continua caindo. 

https://www.youtube.com/watch?v=YInNoQ-ZLJA

Por que há uma diminuição no número de médicos atendendo na rede municipal de saúde?

A evasão dos médicos no município da Serra é algo crônico, boa parte causado pelos baixos salários oferecidos pela Prefeitura da Serra, desde gestões anteriores.

O valor salarial oferecido pela Prefeitura aos profissionais médicos, sempre foi considerado um valor muito baixo de mercado, durante muitos anos, porém durante o programa de subsídio do programa Mais Médicos do governo Federal, o município conseguiu manter alto número de médicos trabalhando na rede municipal de saúde da Serra.

Porém neste momento, foi agravado pela alta na inflação que derreteu ainda mais o valor salarial oferecido pela Prefeitura da Serra a categoria dos médicos.  

Porque a Prefeitura não aumenta o valor?

A Prefeitura da Serra teve oportunidade de reajustar o valor durante os anos anteriores, mas não foi realizado pelo Prefeito anterior, Audifax Barcelos (REDE).

Neste momento a atual gestão municipal do Prefeito Sergio Vidigal (PDT), não pode aumentar o salário oferecido aos médicos, em contratação direta por processo seletivo, por conta do decreto Federal do Presidente Jair Bolsonaro, que congelou reajuste de servidores públicos do Brasil, durante início da pandemia em 2020, proibindo o reajuste no salário de servidores federais, estaduais e municipais até 31 de dezembro de 2021.

Obviamente a evasão dos profissionais de medicina na rede municipal da Serra também se deve as denúncias de condições precárias de trabalho oferecidas aos médicos, nas unidades de saúde e pronto socorros do município.

Conforme episódio 2 da série investigativa do Vereador da Serra Pablo Muribeca, denunciando condições precárias de trabalho oferecidas aos médicos nas UPAS da Serra. 

Somente restando ao município realizar contratação indireta por meio de cooperativas ou empresas que oferecem profissionais de medicina. 

+NEWS

#BRONCA NEWS

O Serra Noticiário já havia trazido essa denúncia há mais de um mês, mas até agora, nada foi feito no local

#DROP NEWS

Confira como realizar o agendamento online, além de onde haverá postos de vacinação sem agendamento prévio

#BRONCA NEWS

Nas imagens capturadas, um morador questiona o compromisso da Prefeitura da Serra com as ações de combate à dengue

#DROP NEWS

Nesta edição do Serra Mais Cidadã, além dos serviços habituais, haverá uma feira de adoção de pets

#DROP NEWS

Além de disponibilizar a vacina sem agendamento, a Prefeitura da Serra também vai possibilitar o agendamento das doses pela internet

#DESTAQUE

A iniciativa é um passo importante para a saúde pública da Serra, reforçando a importância do aleitamento materno e do apoio à maternidade

#BRONCA NEWS

Nas imagens enviadas pelos moradores revelam a situação crítica das ruas, completamente bloqueadas pela água, que alcança níveis alarmantes

#DROP NEWS

Confira quais são os novos serviços aos quais a população terá acesso, além de como acessar a plataforma da prefeitura

Não copie, compartilhe o link