Siga nas redes

Olá, o que você está procurando?

#DROP NEWS

Assembleia Legislativa estabelece fim dos fogos de artifícios sonoros no ES

Além dessa norma, foram promulgadas leis sobre sessões de cinema inclusivas e oferta gratuita de perucas a pacientes

Queima de fogos a noite na orla da praia
Texto/Foto: Comunicação ALES

Três novas normas estaduais entraram em vigor nesta sexta-feira (2), com a promulgação no Diário do Poder Legislativo pelo presidente Erick Musso (Republicanos). A Lei Estadual 11.703/2022, do deputado Capitão Assumção (PL), proíbe a fabricação, a comercialização, o manuseio, a utilização, queima e a soltura de fogos de artifício de efeitos sonoros ruidosos.  

Fogos de artifício de efeitos sonoros altos:

A proibição vale para lugares abertos e fechados, em áreas públicas e privadas. Conforme o texto, as multas previstas para quem descumprir variam de R$ 807 a R$ 12.105, com base no Valor de Referência do Tesouro Estadual (VRTE). As sanções pecuniárias poderão ser dobradas e quadruplicadas em casos de reincidências, com os valores atualizados anualmente pela variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).  

  • Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!

A Lei 11.703/2022 é originária do PL 175/2019, que foi aprovado pelo Plenário no dia 7 de novembro, junto com iniciativa similar (PL 976/2019), de Janete de Sá (PSB). A norma fixa prazo de 90 dias para que o Executivo proceda a regulamentação. 

Fornecimento de Perucas para pacientes em tratamento com quimioterapia ou radioterapia:

A Lei 11.704/2022, de Janete de Sá, garante o fornecimento pelo governo estadual de perucas para pacientes cujo tratamento com quimioterapia ou radioterapia resulte em queda de cabelo.  

  • Entre no nosso grupo Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Clique aqui

O acessório será fornecido aos pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). As instituições vinculadas ao SUS poderão captar doações para distribuição aos beneficiados. 

Os recursos necessários para a implantação das ações serão objeto de previsão orçamentária, que serão suplementadas, caso necessário. A lei, resultado do PL 527/2019, deverá ser regulamentada pelos órgãos competentes do sistema de saúde.

Salas adaptadas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Síndrome de Down ou hipersensibilidade sensorial:

A Lei 11.705/2022, de autoria do deputado Gandini (Cidadania), obriga os cinemas a ofertarem sessões adaptadas às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Síndrome de Down ou outros problemas de saúde que acarretem hipersensibilidade sensorial. 

Nas projeções feitas para esse tipo de público, as sessões deverão contar com luzes levemente acesas, volume de som reduzido e não poderá haver apresentação de trailers comerciais. 

Originada do PL 858/2019, a lei permite assinatura de convênios e parcerias com entidades públicas e privadas de apoio à causa dos autistas e pessoas com síndromes, entre elas a de Down. 

É previsto ainda que as empresas de cinema promovam treinamento aos funcionários para o atendimento às necessidades do público que apresenta síndromes ou transtornos psíquicos. 

+NEWS

#DROP NEWS

O tribunal eleitoral analisou as denúncias e não encontrou irregularidades na chapa do antigo partido do parlamentar

#DROP NEWS

O projeto que será votado na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, propõe melhorias significativas nas promoções dos profissionais da segurança pública

#DROP NEWS

A empresa responsável pela obra da escola, que se estende há 12 anos, estaria considerando mais um adiamento da entrega para o ano de...

#TRETA NEWS

Uma das vítimas dos golpes, quando confrontou a empresa, chegou a ser agredida com uma arma de choques

#DROP NEWS

Confira a data final para regularizar seu título de eleitor e não perder a chance de votar na próxima eleição

#DROP NEWS

A ALES e o SEBRAE iniciam uma parceria para estreitar laços e oferecer um melhor atendimento ao setor de micro e pequenas empresas

#DROP NEWS

O presidente da ALES, deputado Marcelo Santos, promulgou duas leis que terão impacto direto na vida das vítimas das chuvas no sul do ES

#DROP NEWS

A ALES continua em contato direto com os prefeitos das cidades afetadas para buscar formas de acelerar a reconstrução desses municípios


Não copie, compartilhe o link