Siga nas redes

Olá, o que você está procurando?

#DROP NEWS

Banco Central tem planos de evoluir as funcionalidades do sistema Pix

Confira quais as novas funcionalidades e saiba se porá em risco os cartões de créditos

Foto de um celular aberto no pix

O Banco Central do Brasil está planejando uma expansão das funcionalidades do Pix, o sistema de pagamento instantâneo do país que começou a ser operado no final de 2020. Uma das novidades em desenvolvimento é o Pix Crédito, que permitirá transações instantâneas sem necessidade de bandeiras ou cartões de crédito. Isso eliminará um intermediário nesse processo, resultando em custos e taxas de juros mais baixos.

De acordo com o Banco Central, a nova funcionalidade ainda não tem um nome definitivo, mas está sendo mencionada como Pix Garantido/Crédito/Parcelado. Contudo, ainda não é possível estabelecer uma previsão para o lançamento do produto no mercado.

  • Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, explicou na abertura de um evento dedicado ao varejo no Brasil, realizado em maio de 2021, que, com o Pix Crédito, não será mais necessário usar cartões de crédito ou pagar a MDR (taxa de desconto paga pelas credenciadoras dos lojistas). “Você consegue replicar o fluxo que hoje o cartão de crédito faz entre o banco, o lojista e o consumidor”, disse ele.

Outras inovações para o sistema Pix também estão sendo planejadas pelo Banco Central brasileiro. Segundo reportagem do jornal Estadão, serão desenvolvidas mais duas ramificações do serviço para aumentar suas possibilidades de utilização: Pix Automático e BolePix.

  • Entre no nosso grupo Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Clique aqui

Pix Automático

O Pix Automático funcionará como uma versão melhorada do débito automático. De acordo com o BC, ele poderá ser usado em situações como pagamento de serviços de streaming, telefonia, energia elétrica, entre outros que envolvam pagamentos recorrentes ou parcelamentos a longo prazo. Normalmente, o débito automático funciona por meio de convênio entre as empresas prestadoras de serviços e as instituições bancárias, mas com o Pix Automático, a concorrência seria muito mais aberta.

O diretor do BC, Renato Dias de Brito Gomes, explicou ao Estadão que o Pix Automático permitiria realizar pagamentos na academia, por exemplo, usando o celular. O sistema está previsto para ser lançado até o final de 2021.

BolePix

Por sua vez, o BolePix seria um replicador do boleto, uma modalidade de pagamento bastante utilizada no Brasil. Com essa funcionalidade, um QR Code apareceria como boleto e o consumidor poderia fazer o pagamento instantaneamente via Pix. O serviço ainda recalcula o valor a ser pago, se necessário, e permite o pagamento aos sábados e domingos. Espera-se que comece a operar no início de 2022.

Com essas novas funcionalidades, o Banco Central brasileiro espera aumentar a utilização do Pix em diversos tipos de transações, realizadas por consumidores e empresas, tornando-se uma opção mais econômica, rápida e segura em relação às modalidades de pagamento existentes.

+NEWS

#DESTAQUE

Esta é a segunda vez que a nadadora enfrentará o câncer e, desta vez, com a impossibilidade de uma cirurgia, ela busca o tratamento...

#DROP NEWS

De acordo com a EDP, o método de pagamento é o preferido dos clientes capixabas e de São Paulo, com mais de 20% das...

#DROP NEWS

Diversos candidatos perderam o prazo de reembolso ou tiveram problemas com a prefeitura para solicitar o dinheiro de volta

#BRONCA NEWS

As apresentações do cantor Thierry e do grupo Olodum somadas custaram cerca de R$ 450 mil aos cofres públicos

#BRONCA NEWS

Desde agosto de 2023, diversos candidatos continuam lutando para receber seu dinheiro de volta e esbarram na falta de respostas da prefeitura

#BRONCA NEWS

Os técnicos de enfermagem do Hospital Jayme cobram o piso salarial definido por lei, que segundo eles, ainda não foi pago

#DROP NEWS

A nova opção de pagamento oferece praticidade e rapidez aos proprietários de veículos no Espírito Santo

#TRETA NEWS

A vítima, além de ter o carro roubado pelos assaltantes, foi obrigada a realizar um PIX, ficando com a conta zerada


Não copie, compartilhe o link