Se você mora na Grande Vitória sabe, o monte Mestre Álvaro é tão imponente que é possível vê-lo de diversos pontos da região metropolitana mesmo a quilômetros de distância.
Por lá é possível conferir as belezas da Mata Atlântica e as vistas. E que vistas! O monte do Mestre Álvaro fica localizado no município da Serra, ao norte da capital do estado, Vitória, e desde 1991 é considerado uma Área de Proteção Ambiental (APA Mestre Álvaro). Seu ponto mais alto está a aproximadamente 833 m de altitude.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
A origem do nome do “morro” Mestre Álvaro foi uma homenagem do Padre Jesuíta Braz Lourenço, fundador da Serra, ao Capitão e Mestre de Navio de nome Álvaro da Costa, morto em 1556 em batalha com os indígenas. A data comemorativa foi oficializada através da Lei Municipal no 4.610/2017 o dia 12 de novembro como o dia municipal do Mestre Álvaro. Esta data foi um resgate da Lei Histórica no 235 de 12 de novembro de 1897, que tornou oficial o nome do Morro da Serra como Mestre Álvaro.
O Mestre Álvaro é considerado uma das maiores elevações litorâneas da costa brasileira e abriga uma das últimas áreas de Mata Atlântica de altitude do Espírito Santo. É uma formação rochosa de origem vulcânica com aproximadamente 1.000 metros de altitude no Estado do Espírito Santo. O monte que serve de base e treinos para grandes trilhas e para quem gosta de desafios é o queridinho dos aventureiros de plantão. Apesar de ser um ponto turístico pouco valorizado no estado, ele é muito explorado pelos apaixonados por aventura e se você é serrano, tem a obrigação de pelo menos uma vez na vida encarar esse desafio e explorar nosso ponto alto da cidade.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Além de jornalista, também sou aventureira, e vou compartilhar como foi a minha experiência de conhecer a montanha do alto.
Foi um desafio muito grande, na época, fui com a galera da minha academia e foi mais pesado que uns 3 dias de treino, mas valeu cada passo, são umas 3 horas de subida, é preciso se preparar, levar bastante água e aproveitar o momento, a chegada ao topo é recompensante e a auto superação é indescritível. A melhor parte é ir com a turma de amigos.
Mas existe um sentimento de omissão por parte do poder público durante todos esses últimos anos, a esse importante ponto turístico, como acontece por exemplo o Morro do Moreno, no município de Vila Velha.
Dia 7 de novembro, domingo, terá subida até o topo do morro, quem quiser se aventurar e curtir o visual do alto.
Serão realizadas duas trilhas simultaneamente no dia 7 de novembro em um domingo, uma pela trilha das águas (Jardim tropical) e outra pela Trilha Norte (serra sede).
Os trilheiros iniciarão a subida às 7 horas e se encontrarão no topo para celebração e sorteio de brindes como barracas, mochilas e outros e ainda almoço em restaurantes de agro turismo.
A organização do evento instrui que os trilheiros devem ir com roupas e calçado adequado, bonés ou chapéu, dois litros de água, repelente e alimentação como frutas, sanduíches, barras de cereais, etc.
Para mais informações ou garantir sua vaga:
Pelo perfil: @amigosdomestrealvaro
Guia Bismarck @bismarckjardineiro
Pelo zap: (27) 99790-8261