Siga nas redes

Olá, o que você está procurando?

#TRETA NEWS

Direto de Resposta: Sindicato dos Servidores das Guardas Civis Municipais sai em defesa de agentes denunciados

Porém a nota, o sindicato atacou de forma equivocada a credibilidade do Serra Noticiário, baseado em informações inverídicas

Nesta última terça-feira (25), o Serra Noticiário recebeu uma solicitação de direito de resposta feita pelo Sindicato dos Servidores das Guardas Municipais e Agentes de Municipais de Trânsito do Estado do Espírito Santo (SIGMATES). Caso que, inclusive, foi amplamente divulgado nos principais jornais do ES.

O Editorial do Serra Noticiário celebra que finalmente alguém saiu em defesa dos agentes acusados em nossa reportagem investigativa. Em nenhum momento negamos a oportunidade dos acusados de se defenderem em qualquer uma de nossas reportagens. Muito pelo contrário, incentivamos que todos se posicionem, pois o Serra Noticiário é um espaço democrático que preza pela liberdade e, principalmente, pela verdade dos fatos.

  • Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!

Objetivo? atacar credibilidade do SN!

Porém a nota do sindicato SIGMATES, além de defender os agentes de forma nobre, acabou se perdendo ao atacar de forma equivocada a credibilidade do Serra Noticiário, baseado em informações, já comprovadamente falsas, disponibilizadas pela Prefeitura da Serra através do comando da Guarda da Serra.

Consequentemente, o grupo sindical acabou se tornando um instrumento de ataque gratuito contra o veículo de comunicação, ao invés de apenas buscar estabelecer a verdade de forma imparcial. Entretanto, a equipe jurídica do Serra Noticiário já está analisando todas as medidas cabíveis contra todos os envolvidos nos ataques à liberdade jornalística e difamatórios ao veículo de comunicação.

  • Entre no nosso grupo Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Clique aqui

Segundo a nota divulgada nos meios de comunicação, o sindicato acusa o veículo de comunicação Serra Noticiário de não ter procurado as assessorias e indivíduos envolvidos na matéria intitulada de: “Exclusivo: morador de Jacaraípe acusa agentes da Guarda da Serra de roubo e falsificação de provas“, divulgada no dia 13 de julho de 2023.

No entanto, em todos os casos, a reportagem entrou em contato a assessoria da Prefeitura Municipal da Serra para colher informações sobre o caso e oferecer o direito de resposta na matéria. Mas, por motivos desconhecidos, a Prefeitura Municipal da Serra e a Guarda Civil Municipal optaram por não se pronunciar sobre o caso. A reportagem terminou de forma clara e objetiva, convidando os citados a se pronunciarem, pois não tivemos sucesso em obter os contatos deles.

Em contrapartida, o próprio sindicato cometeu o erro de não ter procurado o veículo de comunicação antes de se manifestar sobre o assunto. Consequentemente, difamando o Serra Noticiário perante os leitores de veículos de comunicação de grande circulação no estado.

Esclarecimento

Porém ainda, nesta terça-feira (25), o Serra Noticiário comprovou com materialidade ao corpo jurídico do SIGMATES que o comando da Guarda e Prefeitura da Serra faltaram com a verdade, quando dizem que não foram procuradas pela reportagem, com claro intuito de difamar a credibilidade de nosso idôneo veículo de comunicação.

O Editorial do Serra Noticiário reforça novamente seu compromisso com a verdade dos fatos, sempre respeitando os preceitos básicos do jornalismo. O espaço está aberto a todos, sem restrições. Segue abaixo na íntegra o direito de resposta do respeitado Sindicato dos Servidores das Guardas Municipais e Agentes de Trânsito do Estado do Espírito Santo (SIGMATES).

Direito de Reposta do SIGMATES

Na data de 13/07/2023, o site notificado publicou matéria jornalística acusando servidores públicos pertencentes ao quadro funcional da Guarda Municipal de Serra de roubo e falsificação de provas.

Na oportunidade, apresentou a versão do munícipe denunciante, que mediante graves acusações, afirmou que fora vítima de armação por parte dos Guardas Municipais, como simulação de flagrante (porte ilegal de arma) e roubo de seus pertences.

Diante desses fatos, esta entidade sindical, representando o interesse da categoria e prezando pela manutenção da integridade e probidade da instituição (Guarda Municipal), vem por meio deste comunicado esclarecer a verdade dos fatos.

Em primeiro lugar, cabe ser dito que o munícipe denunciante possui passagens na polícia por crimes por ele praticados. Sem dúvida, toda a abordagem realizada pelos Guardas Municipais (feita mediante denúncia anônima) seguiu os trâmites regulares impostos aos agentes de segurança pública.

Quando chegou ao conhecimento da Guarda Civil Municipal a conduta criminosa que estava sendo praticada pelo munícipe, os Guardas se dirigiram ao local e fizeram as averiguações de praxe, apresentando-se ao denunciado e informando sobre a abordagem.

Durante a vistoria fora encontrada arma em estado irregular e de fabricação caseira, fato tipificado pela lei penal brasileira como criminoso, sendo o acusado encaminhado à delegacia responsável.

Durante a ocorrência, verificou-se que uma das pessoas que estavam no veículo do acusado portava quantia vultosa em espécie, sendo o pertence analisado, contabilizado e devolvido à munícipe.

Em nenhum momento houve furto do dinheiro, permanecendo a quantia com a munícipe, já que não havia justa causa para sua apreensão. Esclarece, aliás, que a quantia apresentada na imagem dentro de um envelope não fez parte da ocorrência, tampouco era de conhecimento da GCM.

Todos os fatos narrados pelo acusado a este portal de notícias são falaciosos, não encontrando respaldo na verdade. Pelo contrário, as acusações feitas são levianas, com claro intuito de macular a imagem da instituição e trazer descredibilidade aos seus integrantes.

A Guarda Municipal de Serra treina e capacita todos os seus integrantes para situações como a narrada pelo munícipe, sendo as abordagens feitas com respaldo legal e máximo profissionalismo.

Não há nenhuma prova que ateste que as acusações do munícipe são verdadeiras, pelo contrário, as informações prestadas demonstram verdadeira pretensão difamatória de cunho vingativo.

Inclusive, este Sindicato se coloca à disposição para disponibilizar as imagens, desde que devidamente publicadas neste canal, a fim de comprovar as falácias proferidas pelo Munícipe, onde se comprova o flagrante da arma em estado irregular e de fabricação caseira.

A Guarda Municipal deste município é uma instituição de segurança pública séria, comprometida com a vida e segurança dos cidadãos. Seus profissionais exercem suas atividades com zelo, obedecendo aos preceitos da ética profissional, da moral e das leis em vigor, preservando a honra, o prestígio e as tradições de suas respectivas profissões.

A abordagem feita pelos Guardas Municipais mencionados na reportagem seguiu estritamente os trâmites esperados, não tendo havido nenhuma irregularidade, sendo o acusado encaminhado para delegacia competente para averiguação do material apreendido.

Ao site Serra Noticiário, que seguiu com a referida publicação, sem antes averiguar a veracidade das informações e com base em relatos de forma dúbia, aguardamos a cessão de espaço para formalização de nosso direito de resposta.

A matéria deu credibilidade a uma notícia falsa, exaltando o seu conteúdo, tanto na chamada da reportagem quanto em seu texto.

Os Guardas Civis Municipais de Serra lamentam a divulgação à imprensa que não condiz com a realidade dos fatos e reforça seu comprometimento com a verdade, probidade, moralidade e transparência esperada de todos os servidores públicos, informando, ainda, o empenho diário na segurança de todos os munícipes. No mais, seguimos à disposição.”

+NEWS

#DROP NEWS

Conforme informações da Prefeitura da Serra, esta edição destacará o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

#DROP NEWS

Conforme a prefeitura a cerimônia está marcada para acontecer no Parque da Cidade e promete emocionar casais e convidados

#TRETA NEWS

No momento do atropelamento, o local estava repleto de pessoas devido à véspera do Dia das Mães

#DROP NEWS

Confira a lista de dicas e aproveite o Dia das Mães de forma mais tranquila, sem dores de cabeça

#TRETA NEWS

Um dos assaltos, a vítima foi atrás dos assaltantes e viu eles assaltando uma estudante na frente de uma faculdade

#TRETA NEWS

Durante a ação da ROMU um casal foi pego em flagrante no momento em que tentavam esconder as drogas no telhado de uma casa

#BRONCA NEWS

Em nota, a Prefeitura da Serra disse que não há atrasos nos pagamentos e que já notificou a empresa terceirizada.

#DROP NEWS

Além disso, a prefeitura divulgou que, somente em 2024, já foram entregues mais de um milhão de medicamentos gratuitamente para a população


Não copie, compartilhe o link