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EDP intensifica fiscalização em 70 cidades capixabas visando combater o furto da energia

No ano passado, a energia recuperada foi equivalente ao consumo da cidade de Nova Venécia por mais de um ano

Trabalhadores fazendo vistoria de energia elétrica

Segundo EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, a empresa realizou mais de 79 mil fiscalizações em campo no ano de 2022 nas 70 cidades capixabas que atende. O resultado foi a recuperação de cerca de 150 GWh de energia, equivalente ao consumo da cidade de Nova Venécia por mais de um ano.

A EDP divulgou que os maiores investimentos feitos no setor de tecnologia foram essenciais para combater o crime de furto de energia. A localização dos potenciais alvos irregulares é feita através da análise de padrões de consumo dos clientes, realizada em grande parte por meio de algoritmos, métodos e ferramentas estatísticas.

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A empresa também oferece treinamento avançado para suas equipes, garantindo que tenham a melhor atitude em campo. As inspeções são feitas por equipes técnicas treinadas e com equipamentos capazes de identificar manipulações nos medidores ou qualquer outra irregularidade na rede.

Conforme divulgado, foram realizadas 19 mil vistorias que detectaram e desfizeram ligações ilegais à rede da distribuidora, sem nenhuma medição. Em outros 10 mil casos, foram inspecionadas unidades consumidoras com suspeitas de irregularidades, como manipulações e desvios no medidor.

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Furto de energia é crime

O furto de energia é crime, previsto no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro, e a cobrança é feita de toda energia não faturada durante o tempo da irregularidade, além do custo administrativo. Além disso, ligações irregulares podem sobrecarregar a rede elétrica, causando prejuízos e riscos à segurança pública.

A EDP pede a colaboração da população para denunciar ligações irregulares por meio de canais de atendimento aos consumidores disponibilizados no site www.edp.com.br, aplicativo EDP Online, Agências de Atendimento presencial e a Central de Atendimento ao Cliente no 0800 721 0707, que funciona 24 horas e com ligação gratuita. Todas as denúncias são sigilosas e as inspeções são feitas com a máxima urgência.

Conscientização e regularização

Além de combater o furto de energia, a EDP desenvolve projetos sociais e de Eficiência Energética para conscientizar a população sobre a utilização correta da energia elétrica. A empresa também orienta clientes fora do sistema, desligados ou ligados clandestinamente, a irem a uma das suas Agências de Atendimento para regularizar sua situação e negociar seus débitos.

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