Segundo EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, a empresa realizou mais de 79 mil fiscalizações em campo no ano de 2022 nas 70 cidades capixabas que atende. O resultado foi a recuperação de cerca de 150 GWh de energia, equivalente ao consumo da cidade de Nova Venécia por mais de um ano.
A EDP divulgou que os maiores investimentos feitos no setor de tecnologia foram essenciais para combater o crime de furto de energia. A localização dos potenciais alvos irregulares é feita através da análise de padrões de consumo dos clientes, realizada em grande parte por meio de algoritmos, métodos e ferramentas estatísticas.
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A empresa também oferece treinamento avançado para suas equipes, garantindo que tenham a melhor atitude em campo. As inspeções são feitas por equipes técnicas treinadas e com equipamentos capazes de identificar manipulações nos medidores ou qualquer outra irregularidade na rede.
Conforme divulgado, foram realizadas 19 mil vistorias que detectaram e desfizeram ligações ilegais à rede da distribuidora, sem nenhuma medição. Em outros 10 mil casos, foram inspecionadas unidades consumidoras com suspeitas de irregularidades, como manipulações e desvios no medidor.
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Furto de energia é crime
O furto de energia é crime, previsto no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro, e a cobrança é feita de toda energia não faturada durante o tempo da irregularidade, além do custo administrativo. Além disso, ligações irregulares podem sobrecarregar a rede elétrica, causando prejuízos e riscos à segurança pública.
A EDP pede a colaboração da população para denunciar ligações irregulares por meio de canais de atendimento aos consumidores disponibilizados no site www.edp.com.br, aplicativo EDP Online, Agências de Atendimento presencial e a Central de Atendimento ao Cliente no 0800 721 0707, que funciona 24 horas e com ligação gratuita. Todas as denúncias são sigilosas e as inspeções são feitas com a máxima urgência.
Conscientização e regularização
Além de combater o furto de energia, a EDP desenvolve projetos sociais e de Eficiência Energética para conscientizar a população sobre a utilização correta da energia elétrica. A empresa também orienta clientes fora do sistema, desligados ou ligados clandestinamente, a irem a uma das suas Agências de Atendimento para regularizar sua situação e negociar seus débitos.