Siga nas redes

Olá, o que você está procurando?

#DROP NEWS

ES tem capacidade de abastecer a energia elétrica do Brasil inteiro por 4 meses e desperta interesse da Europa

Estudo comprovou que o estado pode ser um dos maiores geradores de energia limpa do Brasil

Um estudo apresentado nesta sexta-feira (26) pelas Altas Eólico, mostrou que o estado do Espírito Santo tem capacidade de produzir energia eólica suficiente para abastecer todo o país durante quatro meses. Esses números são baseados na velocidade e frequência de ventos no sul do estado.

Segundo o estudo, o Espírito Santo tem capacidade de produzir 18.307 Gigawatts de potência onshore (em terra), e 142.080 GW offshore (em mar), totalizando 160.387 GW. Essa produção energética viria por meio de torres eólicas de em média 100 metros de altura.

  • Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!

Visto que em 2021, o Brasil consumiu 500.209 GW ao decorrer do ano, o espírito santo teria capacidade de gerar aproximadamente um terço desse valor, ou seja, o equivalente a quatro meses de consumo em todo o país.

As torres eólicas são uma fonte de energia totalmente limpa e segura. Vale lembrar que atualmente boa parte da energia consumida no país vem da usina hidrelétrica de Itaipu. O atlas reuniu as principais características do Estado do Espírito Santo, para comprovar esse potencial gerador.

  • Entre no nosso grupo Serra Noticiário no Telegram e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Clique aqui

Dentre as informações do Atlas mostrou que embora o estado seja esse potencial gerador de energia eólica, esse modelo não está presente em suas matrizes energéticas como mostra o gráfico abaixo.

Atualmente 40% da energia do Espírito Santo vem de material fóssil, que além de não ser renovável, a sua queima produz C0². Com esse projeto do Atlas Eólico, o estado poderia ter uma matriz energética 100% limpa.

O Atlas capixaba também trouxe o consumo de energia elétrica do estado dividido por setores, no gráfico é possível ver que o consumo residencial ocupa 44%. 

Por fim, o gráfico mais surpreendente que mostra a média anual da velocidade do vento no mar do Espírito Santo.

Todo esse potencial chamou a atenção da Alemanha, que tem investido em energia limpa no Brasil e enxerga o Espírito Santo como um estado que pode revolucionar a geração de energia do país. A importância desse estudo é mostrar que existe um futuro onde a energia limpa e barata, pode garantir o abastecimento quando os recursos não renováveis se esgotarem.

“Vemos o potencial do Brasil na geração desse tipo de energia e selecionamos o país como nosso parceiro estratégico.”

Ansgar Pinkowski
Diretor de inovação e sustentabilidade da Câmara de Comércio
Brasil-Alemanha

O Altas capixaba é fruto de uma parceria do governo do Espírito Santo com a embaixada da Alemanha, representada pela Agência Deutsche Gesellschaft Für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), e do Instituto Senai de Inovação e Energias Renováveis, responsável por conduzir a pesquisa.

O Atlas Eólico possui uma plataforma de acesso livre e gratuito, para visualizar, consultar e baixar diferentes tipos de mapas, dados geográficos, estatísticas e ferramentas de medição. Para saber mais, cadastre-se pelo site oficial e fique por dentro de todas as atualizações.

+NEWS

#OPORTUNIDADES

Os candidatos que não foram selecionados nesta primeira fase ainda têm a possibilidade de serem convocados na lista de suplentes

#SPORT NEWS

O Serra foi goleado fora de casa e perdeu a liderança do grupo A-6, mas continua firme na disputa pela classificação na próxima fase

#SPORT NEWS

O Serra iniciou o campeonato com vitória, mas agora enfrenta o favorito do grupo A-6, fora de casa, em busca de manter a boa...

#TRETA NEWS

A reportagem teve acesso a um vídeo que mostra imagens dos militares usando um lençol para socorrer o suspeito baleado

#DROP NEWS

A obra, que teve início em 2013, sofreu paralisações e agora deve passar por mais um adiamento na entrega em Jacaraípe

#DESTAQUE

A Prefeitura da Serra, em parceria com a Ases, lança um plano estratégico para desenvolvimento do município até 2044

#OPORTUNIDADES

Após 10 anos sem anunciar um edital para novos funcionários, a Prefeitura da Serra anuncia 1500 vagas para níveis médio, técnico e superior

#SPORT NEWS

O Serra FC bateu o Audax-RJ jogando em casa e agora se prepara para enfrentar o finalista do último Campeonato Carioca


Não copie, compartilhe o link