Siga nas redes

Olá, o que você está procurando?

#TRETA NEWS

Especial SN: Será o Hospital Materno Infantil elefante branco sem dono?

Mesmo um ano após inaugurado o Hospital Materno Infantil continua fechado para população, até o momento nunca foi realizado um parto ou atendimento para as crianças, no local.

Essa história de “mega hospital” com maternidade e atendimento às crianças, começou em 2011, pela ex-deputada federal Sueli Vidigal (PDT), como “idealizadora” da obra, conseguiu apoio junto a bancada capixaba no congresso, resultando na aprovação da emenda federal para a construção do hospital, no município da Serra.

ex-deputada federal Sueli Vidigal (PDT)

Promessa inicial seria de entregar a obra em apenas 18 meses

Em fevereiro de 2012, o Prefeito Sérgio Vidigal (PDT), com toda pompa e visando sua reeleição na disputa eleitoral daquele ano, convidou o governador, por coincidência, era o atual Renato Casagrande (PSB), para assinatura do contrato de construção do HMI, promessa inicial era de entregar a obra em apenas 18 meses, no valor inicial de 49,6 milhões de reais. A maior parte do valor era oriundo da emenda federal da ex-deputada federal Sueli Vidigal e o restante do valor para a obra, a contrapartida seria do próprio município.

  Foto de fevereiro de 2012, Governador Renato Casagrande e Prefeito Sérgio Vidigal. Foto: Serra Notícias 

Após eleição municipal de 2012, o Audifax Barcelos (REDE), derrotou Sergio Vidigal (PDT), e assumiu o comando da cidade em 2013. 

Apenas em abril de 2014, o contrato foi assinado novamente pelo ex-prefeito Audifax Barcelos, alegando irregularidades no projeto inicial, sendo obrigado a refazer o projeto, somente em 2015 iniciou as obras do polêmico hospital.

  • Entre no nosso grupo Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra - Clique aqui!

12 de setembro de 2015, ex-prefeito Audifax Barcelos (REDE

Na época, toda a classe política, nos bastidores, sabia que construir um hospital com a maior parte da verba sendo oriundo do governo federal é algo fácil, mas o real desafio é conseguir manter o funcionamento de um hospital de grande porte.

Ex-vereador Gideão Svesson, denunciou por diversas vezes, paralisação ou lentidão na execução da obra na época, pelo ex-prefeito Audifax Barcelos   

O valor estimado para funcionamento do hospital, gira em torno de 6 a 10 milhões de reais por mês 

O ex-prefeito Audifax Barcelos, sabendo desse fato, “enrolou” a obra durante quase 8 anos, deixando o “abacaxi” possivelmente para o próximo gestor, o ex-prefeito inaugurou a obra em 26 de setembro 2020, no fim do seu último ano à frente da prefeitura e no mesmo dia empurrou o “abacaxi” para o Governo do Estado, na figura do governador Renato Casagrande (PSB).

Na época aconteceu atritos entre Governo do Estado e Prefeitura da Serra, ambas “máfias estatais” ficaram empurrando de um lado ao outro a responsabilidade de abrir e manter o funcionamento do hospital.

Mais fácil contar o número de estrelas no céu, do que contar o número de vezes que prometeram terminar a obra, neste momento é possível criar uma galáxia somente com o número de promessas para abertura do hospital.
Faça o teste e pesquise no google.

O governo do estado de fato assumiu o controle do hospital, mas não teve capacidade de assumir o desafio de abrir as portas do hospital à população. Chegando ao ponto de devolver o controle do hospital novamente a Prefeitura da Serra, a devolução teria sido a pedido do atual Prefeito Sérgio Vidigal, neste caso assumiu o desafio publicamente de dar fim a novela Hospital Materno Infantil, na Serra.

Conforme noticiou o jornal Tempo Novo, no dia 12 de agosto, o prefeito Sérgio Vidigal prometeu finalmente abrir as portas do hospital para a população, neste mês de outubro.

Hospital sem dono e abandonado

Algo de errado, parece que não está certo…

O jornal Serra Noticiário demandou informação a assessoria da Prefeitura da Serra, no dia 3 de setembro, questionando quando será aberto o hospital e recebendo a seguinte informação:

“A administração municipal vai aguardar pelos próximos três meses, quando há previsão de que o Hospital Materno Infantil deixe de atender pacientes com Covid-19. Após este prazo, dará início aos trâmites de retomada junto ao governo do Estado.”

Diante dessa resposta, o jornal também demandou informação para a Secretaria Estadual de Saúde, questionando quantos pacientes Covid-19, ainda estariam sendo tratados na estrutura do hospital materno infantil, recebendo no dia 20 de setembro a seguinte resposta:

“A gestão do hospital é com o município.”

Na última quarta-feira (29) de setembro, o jornal Serra Noticiário novamente procurou a assessoria da Prefeitura da Serra e recebeu a seguinte resposta:

O Hospital Materno Infantil é de gestão do governo do Estado. A previsão é de que a gestão seja repassada à prefeitura somente em janeiro do ano que vem.


Diante das repostas das assessorias da Secretaria de Saúde do Estado e da Prefeitura da Serra, como assim ninguém responde pelo hospital?

Bastidores

Mas nos bastidores, previsão de abertura, será somente em janeiro de 2022, vazou ofícios da Secretaria de Saúde da Serra, recomendando contenção de gastos, somente assim conseguir bancar o funcionamento do hospital materno infantil.

A oposição política, aponta que o hospital, possivelmente venha abrir as portas somente próximo do período eleitoral em 2022. 

Vamos aguarda os próximos capítulos

+NEWS

#BRONCA NEWS

O Serra Noticiário já havia trazido essa denúncia há mais de um mês, mas até agora, nada foi feito no local

#DROP NEWS

Confira como realizar o agendamento online, além de onde haverá postos de vacinação sem agendamento prévio

#BRONCA NEWS

Nas imagens capturadas, um morador questiona o compromisso da Prefeitura da Serra com as ações de combate à dengue

#DROP NEWS

Nesta edição do Serra Mais Cidadã, além dos serviços habituais, haverá uma feira de adoção de pets

#DROP NEWS

Além de disponibilizar a vacina sem agendamento, a Prefeitura da Serra também vai possibilitar o agendamento das doses pela internet

#DESTAQUE

A iniciativa é um passo importante para a saúde pública da Serra, reforçando a importância do aleitamento materno e do apoio à maternidade

#BRONCA NEWS

Nas imagens enviadas pelos moradores revelam a situação crítica das ruas, completamente bloqueadas pela água, que alcança níveis alarmantes

#DROP NEWS

Confira quais são os novos serviços aos quais a população terá acesso, além de como acessar a plataforma da prefeitura

Não copie, compartilhe o link