Siga nas redes

Olá, o que você está procurando?

#DROP NEWS

Novo filme sobre história da revolta de Queimado estreia próxima quinta-feira

Filme documentário desenvolvido em 10 meses resgata a maior luta contra a escravidão no estado do Espírito Santo

Na próxima quinta-feira (11), será lançado o documentário Queimado: A luta pela liberdade, para retratar o ocorrido em março de 1849, quando negros lutaram pela liberdade na Serra, no distrito de Queimado.

Dirigido pelo professor e produtor cultural na Serra, Rogério Morais, o filme resgata a história da Igreja de Queimado, com depoimentos e encenações locais.

  • Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!

O lançamento será às 20 horas, no canal do filme no YouTube. O filme traz uma lição de vida como retrato histórico, mostra que as lutas são necessárias para alcançar direitos.

Ao todo, foram 10 meses de produção do documentário, que conta com 40 atores no elenco e 20 pessoas na equipe técnica, dentre eles grandes figuras da cultura capixaba e serrana que darão seus depoimentos acerca da história.


  • Entre no nosso grupo Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Clique aqui

O projeto foi contemplado na Lei Aldir Blanc, em 2020, e conta com relatos dos pesquisadores Clério José Borges, André Malverdes, Irineu Cruzeiro e Teodorico Boa Morte. Para as encenações, o elenco contará com os atores Marcos Konká, Bené Freire, Veronica Gomes, Elisa Rosa, entre outros.

Com duração de 29 minutos, o documentário será um filme audio visual que retrata a história cultural de São José do Queimado e abordará temas como a preservação do patrimônio histórico e da memória, a revolta dos negros escravizados em busca pela liberdade, a promessa de alforria e a construção da igreja mostrando a importância dessa história.

As gravações foram realizadas nas Ruínas de São José do Queimado, das paisagens e do rio Santa Maria da Vitória. É importante ressaltar que durante as gravações do documentário, as Ruínas do Queimado foram reservadas e não ocorriam visitas.

A proposta é que o filme chegue às escolas como ferramenta utilizada pelos professores para que os alunos conheçam a história da revolta de Queimados de forma didática e lúdica ao mesmo tempo. É um assunto necessário que muitas famílias e muitas crianças não conhecem.

Segue abaixo o (trailer 4) do filme A LUTA PELA LIBERDADE

Sinopse

Parecia que estava tudo bem, mas faltavam a eles o mais importante para se viver: A LIBERDADE. Ali naquele lugar, negros trabalhavam em condições precárias por muitas horas por dia para fazendeiros, sem respeito algum, pois aos fazendeiros pertencia a mão de obra escrava. 

Foi então que surgiu um homem chamado Elisiário Rangel que tentou mudar a realidade daquele lugar. Só que ele e seus amigos não contavam que, caso houvesse algum desfecho inesperado, os negros poderiam ser punidos com chibatadas, serem enforcados e jogados dentro da “lagoa das almas”, e esquecidos para sempre.

+NEWS

#DROP NEWS

Municípios do sul do ES receberam o alerta vermelho de fortes chuvas e ventos enquanto a Serra e Grande Vitória também devem se preocupar

#DESTAQUE

A primeira edição da corrida São José do Queimado busca unir saúde, esporte e valorização da história capixaba

#DESTAQUE

Segundo a Polícia Civil, cerca de 26 pessoas foram vítimas do golpe, e outras vítimas podem surgir com a divulgação do caso

#DROP NEWS

Dentre as medidas, o deputado propõe o uso de drones para localizar regiões com possíveis focos do mosquito da Dengue

#MADE IN SERRA

O documentarista Gabriel Filipe reuniu lideranças religiosas de todo o ES para tratar da diversidade e respeito entre às religiões

#SPORT NEWS

O Serra FC permanece vivo na briga, mas ainda depende de uma combinação de resultados para escapar da queda no Capixabão

#SPORT NEWS

O Serra FC terá que secar o Rio Branco VN para poder permanecer vivo na competição e na luta contra o rebaixamento no Capixabão

#DROP NEWS

A empresa CESAN emite alerta por conta das chuvas intensas que atingem a região e podem prejudicar o tratamento da água nas estações


Não copie, compartilhe o link