Siga nas redes

Olá, o que você está procurando?

#TRETA NEWS

Geopolítica do tráfico: entenda de onde partiram os tiroteios ocorridos em Serra-sede

Dois bairros vizinhos da Serra foram palcos de disputas distintas do tráfico no último domingo

Foto: Ilustração

No último domingo, moradores da Serra tiveram que conviver com o barulho de tiroteios próximos ao bairro Cascata. No dia seguinte, o Serra Noticiário trouxe uma matéria com relatos de moradores, imagens e vídeos do ocorrido.

No entanto, durante a apuração dos fatos, algumas informações estavam desencontradas. Isso porque a reportagem confirmou com a Polícia Militar que os disparos teriam ocorrido no bairro Cascata, porém, a todo momento recebíamos informações de um conflito entre traficantes de Vista da Serra II.

  • Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!

Na ocasião da matéria, os dois casos foram relatados como sendo versões de um mesmo tiroteio. Porém, após apurações mais detalhadas, a reportagem descobriu que, na verdade, teriam ocorrido dois tiroteios em regiões próximas na Serra no mesmo horário, gerando essa confusão.

O tiroteio em Cascata foi confundido com uma disputa entre traficantes do Planalto Serrano e Vista da Serra II, que ocorreu quase que de forma simultânea.

  • Entre no nosso grupo Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Clique aqui

Confira as imagens publicadas no Instagram do Serra Noticiário:

Disputa por territórios do tráfico

Geopolítica do tráfico: entenda de onde partiram os tiroteios ocorridos em Serra-sede

Segundo informações, traficantes do bloco B e bloco C tomaram o território “da 37” no bloco A. Mas o grupo “da 37” continua com território em dois bairros, Campinho da Serra I e Vista da Serra II, ainda possuem uma “biqueira” chamada de “Brasil”.

No domingo (23), traficantes de Vista da Serra I, de uma “boca” conhecida como “CVD”, realizaram o ataque para tomar o território, já que grupo “da 37” encontra-se enfraquecido.

No mapa abaixo é possível visualizar a geopolítica do tráfico serrano e constatar que o tiroteio em Cascata ocorreu ao lado de toda essa treta em Planalto Serrano e Vista da Serra I e II. Daí, gerou toda essa confusão de onde teriam exatamente acontecido os disparos ouvidos na noite de domingo.

Grandes facções fazem aliados na Serra

Essas disputas partem também de rivalidades entre grandes facções do crime organizado no país, que formaram aliados na Serra. Na noite de domingo por exemplo, o ataque sofrido em Cascata foi atribuído aos traficantes de São Marcos, que estão aliados ao Primeiro Comando de Vitória (PCV), juntamente com Jardim Bela Vista e Planalto Serrano.

Cascata, por sua vez, faz parte do Terceiro Comando Puro (TCP), facção fundada no Rio de Janeiro, que conta também com os bairros de Santo Antônio e Colina da Serra. No mapa abaixo é possível se ter uma noção da proximidade entre esses bairros de facões rivais que têm ocasionado disputas constantes por territórios.

Geopolítica do tráfico: entenda de onde partiram os tiroteios ocorridos em Serra-sede

+NEWS

#TRETA NEWS

A reportagem teve acesso a um vídeo que mostra imagens dos militares usando um lençol para socorrer o suspeito baleado

#DROP NEWS

A obra, que teve início em 2013, sofreu paralisações e agora deve passar por mais um adiamento na entrega em Jacaraípe

#DESTAQUE

A Prefeitura da Serra, em parceria com a Ases, lança um plano estratégico para desenvolvimento do município até 2044

#OPORTUNIDADES

Após 10 anos sem anunciar um edital para novos funcionários, a Prefeitura da Serra anuncia 1500 vagas para níveis médio, técnico e superior

#SPORT NEWS

O Serra FC bateu o Audax-RJ jogando em casa e agora se prepara para enfrentar o finalista do último Campeonato Carioca

#BRONCA NEWS

Moradores estão preocupados com a possibilidade de acidentes que esses postes podem causar, a Prefeitura e a EDP se pronunciaram

#BRONCA NEWS

O morador que denunciou ao MP alega que os materiais estiveram parados desde maio de 2023, e agora a prefeitura recolheu do local sem...

#DESTAQUE

A companhia recomenda que os moradores dos bairros afetados economizem água. Verifique se seu bairro será impactado pela paralisação


Não copie, compartilhe o link